Executivo e parceiros definem suporte à romaria da Virgem Montesina
Monte Alto Agora
Clube FM02/09/2021 - 14:17
Executivo e parceiros definem suporte à romaria da Virgem Montesina

 

A caminhada anual dos romeiros ao distrito de Aparecida de Monte Alto atrai milhares de pessoas rumo ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina, com fluxo representativo de fiéis, sobretudo entre 7 e 8 de setembro. Neste ano, o evento terá ainda mais impacto, pois a peregrinação foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da população montealtense pelo Poder Legislativo, através de projeto do vereador Thiago Cetroni, subscrito por Fabricio Nogales, Marcos Manzotti, Victor Pereira Martins e Paulo Carello.

Mesmo conhecendo os riscos que o trajeto apresenta, os romeiros organizam-se, ano a ano, para percorrerem os aproximados 18 km pela rodovia José Della Vechia (SP-323) e pela vicinal Paulo Victório Barrancos.

Com o intuito de evitar acidentes e prestar apoio aos peregrinos, uma estrutura foi conduzida pela diretoria de Turismo para orientação dos fiéis, resultando no Guia do Romeiro. “A intenção na edição do guia foi reunir tudo o que o romeiro precisa saber em único lugar, para que programe sua caminhada e saiba das diversas parcerias que se constroem para a manutenção deste ícone do turismo religioso, que nada mais é que uma demonstração de fé e devoção à Virgem Montesina”, relatou o diretor de Turismo, Renan Petrasso. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp do santuário: (16) 3243-1106.

O guia contém as precauções que os peregrinos devem atentar-se e traz as informações da programação religiosa, pontos de apoio, segurança e saúde e os horários do transporte coletivo de Monte Alto ao distrito, e vice-versa, no valor de R$ 10.

A estrutura de segurança foi denominada “Operação: motorista consciente, romaria segura” e conta com campanhas digitais de conscientização e a distribuição alternada de coletes refletivos aos romeiros próximo à saída da cidade nos dias 6 e 7 de setembro, das 18h30 às 22h, em parceria com o movimento católico TLC Monte Alto.

Já a Guarda Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária estarão percorrendo o trajeto para alertarem os romeiros e fiscalizarem os condutores - uma ambulância da Unimed com um enfermeiro percorrerá o trajeto no mesmo período.

Apoio
Os pontos de apoio da operação estarão ativos no dia 7 de setembro, das 17h às 22h em cinco locais do percurso, que foram estampados em um mapa inserido no guia.

Já no dia 6 de setembro, pontos voluntários serão montados por fiéis que alcançaram graças através da intercessão da Virgem Montesina e prestarão este auxílio, uma vez que muitos romeiros caminham a partir desta data em virtude do feriado nacional.

As equipes de saúde também estarão em alerta, com uma sala direcionada aos romeiros no santuário com a presença de técnicos de enfermagem e uma tenda da Unimed Monte Alto com aferição de pressão arterial e curativos no dia 7 de setembro, das 17h às 2h.

Além disto, o COUR e o SAMU de Monte Alto estarão de plantão para qualquer incidente, através do telefone de emergência 192.

Decreto
Medidas administrativas foram tomadas pelo Executivo para evitar aglomerações e reduzir o fluxo de pessoas nos espaços públicos, em vista da pandemia.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2021   site: an|design