Plano de arborização urbana ganha força com inventário arbóreo
Monte Alto Agora
Clube FM19/08/2021 - 13:40
Plano de arborização urbana ganha força com inventário arbóreo
Temperaturas das superfícies dos bairros

 

 

Monte Alto produziu seu inventário arbóreo, financiado com verba oriunda do FUNDEMA (Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e organizado pelo Prof. Dr. Demóstenes Ferreira da Silva Filho, do departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP.

As estatísticas da cidade de Monte Alto foram produzidas a partir dos dados de inventário com a extração das classes de cobertura do solo e das temperaturas do período de inverno.

Mapas, gráficos e tabelas foram produzidos com intuito de obter prioridades de implantação de árvores de médio e grande porte e demais estratégias de mitigação do efeito negativo do excesso de impermeabilização do solo de Monte Alto. “Por exemplo, o asfalto possui cor negra e absorve muita radiação, transmitindo-a em ondas longas para objetos e pessoas próximos, troca calor com o ar por convecção esquentando a camada atmosférica superficial que chega a ter durante o verão temperatura acima de 35ºC e a umidade relativa abaixa também causando intenso desconforto para as pessoas que estão passando a pé ou em veículos motorizados”, explicou o Prof. Dr. Demóstenes. “O próprio asfalto volatiliza seus componentes mais rapidamente e devido a elevada amplitude térmica acaba degradando mais rapidamente. Assim os gastos públicos com saúde da população e manutenção de buracos no asfalto são elevados”, completou.

As temperaturas de superfície dos bairros da cidade foram analisadas, indicando áreas para serem arborizadas.

Agora, com este diagnóstico em mãos, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente irá planejar os locais prioritários para iniciar o trabalho de “arborização participativa”, através dos coletivos educadores em parceria com a associações de moradores que aderirem ao projeto.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2021   site: an|design