Monte Alto vai tentar manter positivados em casa para barrar covid-19
Monte Alto Agora
Clube FM10/06/2021 - 17:53
Monte Alto vai tentar manter positivados em casa para barrar covid-19

 

Para tentar conter a disseminação do covid-19, Monte Alto vai implantar um "lockdown inverso". A intenção é fazer com que as pessoas que estejam positivadas fiquem realmente em casa, com ações de orientação e fiscalização, em frente a suas casas. Mesmo antes dessa medida, a pessoa infectada com o vírus que fosse encontrada fora de casa, poderia ser multada em dois salários mínimos, de acordo com o decreto municipal 4.116/21).

O "monitoramento inteligente", coordenado pela secretária de Saúde, Yayeko Toyoshima, e pela diretora da pasta, Valéria De Grandi, também vai fazer busca ativa das pessoas próximas aos infectados, com potencial de contaminação e disseminação do vírus.

A princípio são seis equipes (em seis carros), com agentes de Saúde que irão às casas de pessoas pré-selecionadas, de acordo com os termos de isolamento. Lá, vão verificar questões como: se o positivado está em casa (se não estiver, passível de multa a ser enviada, depois, pela Vigilância); condições de saúde do positivado e familiares; e suas necessidades, como medicamento, alimentos, máscaras e álcool em gel.

Documentos vão ser entregues como registros da visita: notificação de isolamento (com o reconhecimento das implicações do “sair de casa”) e notificação do positivado, com uma classificação do estado de saúde do positivado. Ainda podem ser feitos testes, caso necessários, a familiares ou próximos ao positivado.

Números
Segundo atualização do boletim epidemiológico desta quarta-feira 9, Monte Alto tem em torno de 744 pessoas com covid em tratamento. "Como há membros da mesma família infectados, a ideia é trabalhar com o número de 450 a 500 lares no total. Se, a cada semana, cada equipe perfizer 75 visitas (10 a 15 visitas por dia) é possível percorrer todo o público-alvo semanalmente", lembrou Luiz Felipe Nunes, secretário de Desenvolvimento Econômico e Marketing.

Esse mesmo público deve ser acompanhado via teleatendimento, pois a Secretaria de Saúde vai mapear os casos com contato telefônico a quem foi visitado.

Denúncias
A Prefeitura vai criar o Disk-Isolamento, em parceria com a Ouvidoria; será um número de telefone novo para denúnciar pessoas com covid nas ruas e comércio, para aglomerações e, também, para dúvidas sobre o programa Lockdown Inverso – Isolamento Inteligente.

Ainda pode trazer informações sobre protocolos sanitários covid e mesmo períodos de vacinação.

Apoio
Além das pesquisas, como casos do monitoramento realizado em cidades como Chapecó (SC), e análises técnicas de institutos como o Butantan, a Secretaria de Saúde ouviu ideias e propostas de vários vereadores, médicos e profissionais do setor. O uso do nome “Isolamento Inverso” foi adotado de uma das propostas, do vereador Thiago Durigan. “Foi uma ação que nasce da Secretaria de Saúde e é construída a muitas mãos. Não é uma novidade, mas mais um esforço: porém, nessa pandemia quase tudo é incerto. Nada, além da vacina, conseguiu, de forma importante, nos levar mais perto da normalidade. Mas nunca desistiremos”, conclui a prefeita Maria Helena Rettondini.

Lockdown
O Conselho Municipal de Saúde de Monte Alto recomendou um lockdown de emergência de sete dias para a cidade "frente ao alto crescimento de casos positivos e mortes devido ao agravamento provocado pelo covid-19". A decisão é resultado de uma reunião no dia 8, que teve divulgada sua ata na noite desta quarta-feira, 9.

Mas, segundo a Prefeitura, a ideia do fechamento geral, mesmo com cidades vizinhas adotando a medida, não vai ser colocada em prática por causa da "fragilidade da microeconomia, após um ano e três meses de pandemia, (que) coloca negócios e empregos em franca ameaça frente a um lockdown".



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2021   site: an|design