Para regularizar Brigada, Prefeitura pretende que profissionais de todos departamentos façam curso
Monte Alto Agora
Clube FM06/05/2021 - 10:29
Para regularizar Brigada, Prefeitura pretende que profissionais de todos departamentos façam curso
Caminhão da Brigada no Centro de Lazer do Trabalhador/Foto: Marketing Prefeitura

 

Como parte de um conjunto de ações visando a regularização da Brigada de Incêndio de Monte Alto, os profissionais atuais passarão por reciclagem, com aulas teóricas e práticas, e os novos, se houver, serão formados a partir de um curso oferecido por uma pessoa habilitada e com experiência no Corpo de Bombeiros. 

O Executivo pretende que profissionais de todos os departamentos façam o curso - a Secretaria de Educação já mostrou interesse em que os funcionários das escolas se formem como brigadistas.

A seguir, eles passarão a cumprir um regime misto de trabalho, com turnos na Brigada e na Guarda Patrimonial. “Tudo isso para trazer legalidade nas ações da Brigada. Além disso, temos preconizado pela segurança dos nossos trabalhadores - novos equipamentos de proteção individuais (EPIs) serão comprados, e um seguro será providenciado”, ressaltou Fábio Nascibem, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, que coordena a Brigada.

Atualmente, a corporação tem participado das ações que compõem o Plano de Contingência de queimadas. Em uma das ações, brigadistas têm participado da construção de aceiros. “Os aceiros funcionam como uma barreira para que o fogo, caso venha a acontecer, não se propague. É uma descontinuidade, um vão na vegetação. Além disso, ele serve também como estrada, para que os caminhões tenham facilidade para atender a ocorrência”, comentou Fábio. Em quatro finais de semana de maio serão construídos 16 deles.

As chamadas também passarão por modificações, sendo classificadas pela gravidade da ocorrência. Incêndio de menor proporção, como aqueles ocasionados em terreno, queima de folhas, lixo, são classificados como ‘verde’; o efetivo escalado de prontidão irá atender.“Caso seja um incêndio de maior proporção, exigindo um número maior de brigadistas, iremos chamar até todos de nosso efetivo em sobreaviso, sendo classificado como ‘amarelo’”, explicou Fábio. Em caso de incêndio em serra ou de maiores proporções, além do apoio do Corpo de Bombeiros, podem ser acionados brigadistas de usinas, empresas da cidade e agricultores dentro do Plano de Ajuda Mútua (PAM) – seria o chamado ‘vermelho’.

Além disso: a sede da corporação mudou de endereço: está no Centro de Lazer do Trabalhador, no Jardim Tangará. 

PAM
O PAM segue sendo articulado. Reuniões já foram feitas com os técnicos de segurança das indústrias, concessionária de estradas e usinas. O convite para todos participarem do curso será feito quando a data for definida.

Em caso de chamadas, o número de emergência segue sendo o 199.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2021   site: an|design