Paleontólogo montealtense descreve fóssil com pesquisadores brasileiros e australianos
Clube FM08/01/2021 - 10:04
Thiago em primeiro plano, procura fósseis

Um estudo sobre um fóssil encontrado na região de Taiaçu (SP), que faz parte do acervo do Museu de Paleontologia de Monte Alto, foi publicado na revista científica iScience, no final de novembro de 2020, pelo paleontólogo montealtense Thiago Schineider Fachini e pela Profa. Dra. Annie S. Hsiou (USP), com a participação de outros dois colegas brasileiros, Silvio Onary e Mário Bronzati, e dois pesquisadores australianos.

Thiago, um apaixonado por Paleontologia, é estudante de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação de Biologia Comparada da Universidade de São Paulo (USP), Campus Ribeirão Preto. Desde muito jovem contribui com o trabalho desenvolvido no museu de Paleontologia de Monte Alto. Sempre em busca de novos fósseis, descobriu em 2008, um fóssil com uma vértebra bem distinta, grande, de uma espécie de “cobra-cega”.

O fóssil descrito tem mais de 85 milhões de anos e é ajuda a entender a evolução da vida, já que representa a maior espécie de “cobra-cega” já encontrada, com cerca de um metro de comprimento. O nome dado à espécie foi Boipeba tayasuensis - boipeba, significa “cobra-achatada” em tupi-guarani, e tayasuensis” faz referência ao município de Taiaçu. "Vale ressaltar que o animal descrito é uma serpente Scolecophidia, diferente das 'cobras-cegas' popularmente conhecidas, que são um tipo de anfíbio (as cecílias), mas também levam esse nome pelos olhos reduzidos", explicou Thiago.

Atualmente, as “cobras-cegas” não ultrapassam 30 cm de comprimento, demonstrando a adaptação da espécie a fatores ambientais e ecológicos. "A descoberta desse fóssil também ajuda a entender melhor como era o ecossistema da região de Monte Alto na época dos dinossauros, e amplia o conhecimento dos animais que viveram por aqui há milhões de anos", completou.

Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!