Ambulatório de Queixas Respiratórias ganha novo espaço no pronto socorro
Monte Alto Agora
Clube FM04/08/2020 - 15:40
Ambulatório de Queixas Respiratórias ganha novo espaço no pronto socorro
Estrutura montada em frente ao pronto socorro/Foto: Marketing da Prefeitura

 

Com o aumento no número de munícipes que procuram o pronto socorro com suspeita de covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde organizou um espaço para separar aqueles que estão com a doença daqueles que apresentam sintomas parecidos. “O trabalho já era realizado em ambientes separados, desde a chegada do paciente com problemas respiratórios. Há uma ala fechada, com equipamentos e equipe específica, de modo a não misturar as ações”, explicou a secretária de Saúde, Sueli Melo.

Mas nesta época do ano, com temperaturas amenas e ar seco, o atendimento a problemas respiratórios aumenta. Por isso, os gestores decidiram preparar um espaço maior para os pacientes com suspeita do novo coronavírus.

Um imóvel a poucos metros do pronto socorro, perto dos hospitais Santa Casa e Unimed. Porém, iria receber o novo ambulatório, mas isso preocupou comerciantes vizinhos do prédio, que procuraram o prefeito João Paulo Rodrigues. “Ponderamos a escolha porque, de fato, há uma diferenciação com os pacientes positivados. Isso poderia comprometer as atividades comerciais, mesmo com todos os cuidados de limpeza envolvidos neste ambulatório”, explicou o prefeito.

A solução encontrada foi instalar a estrutura na entrada do prédio do PS, criando uma ala para o atendimento de queixas respiratórias. Todo material é específico para este trabalho, incluindo as lonas antichamas, as paredes de estrutura metálica e cobertura de placas antitérmicas, que isolam o calor, e piso de borracha lavável. Além disso, a nova ala fica próxima dos exames de imagem, como raio-x, tomografia e o novo ultrassom.

A construção da ala começou no sábado, 1º de agosto, e hoje terça-feira, 4, já está recebendo pacientes. Mesmo com a organização de um novo ambulatório (não é um hospital de campanha), preparado rapidamente, Sueli afirmou que a cidade "não está esperando o pior". “Em um primeiro momento, a estrutura tem caráter muito mais de prevenção. Sabemos que o número de pessoas atendidas com queixas respiratórias neste período, aumentará; é um comportamento padrão em todos os anos. Buscamos, então, um espaço que atenda melhor estas pessoas, retirando-as da recepção comum do pronto socorro”, lembrou a secretária.

Com estas novas salas, até a entrada de suspeitos e positivos é separada, com médicos e equipes de enfermagem já a postos para a abordagem. “É um local que vai melhorar a qualidade de atendimento deste público. Porém, caso ocorra um aumento inesperado nos registros de positivos com covid-19, já demos um passo à frente para cuidar destes novos pacientes”, finalizou Sueli.

O telefone do ambulatório, Disk Covid-19, para que a população possa tirar dúvidas ou fazer denúncias, é 3241-1023.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Comentários
Monte Alto Agora
Joao do Caminhao
Parabéns, pelo menos esse vírus trouxe melhoras no nosso sistema de saúde.
05/08/2020
Monte Alto Agora
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2020   site: an|design