Ampliação de cemitério em Ibitirama começa com análise de impacto arqueológico
Monte Alto Agora
Clube FM25/06/2020 - 16:18
Ampliação de cemitério em Ibitirama começa com análise de impacto arqueológico

 

A ampliação e adequação do cemitério do povoado de Ibitirama começou com uma Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico da região, atendendo as exigências do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Os engenheiros e arqueólogos da empresa Alhambra Projetos Arqueoambientais trabalham no local desde a manhã desta terça-feira, 23. A ação vai estudar a área de intervenção para verificar a existência de sítio arqueológico. Caso isso ocorra, o grupo recomenda as medidas necessárias para sua preservação.

Além de visitar a área, os representantes da Alhambra conversaram com a comunidade, entregando folheto com explicações sobre o que está em andamento no povoado e da importância da preservação do patrimônio cultural.

O arqueólogo coordenador do trabalho em Monte Alto é Wagner Magalhães e a arqueóloga de campo, Elaine de Alencastro Chaves. O Museu Municipal José Raphael Toscano de Jahu presta apoio institucional. O tempo da ação em Monte Alto é estimada em dois meses.

Desde 2013, o Executivo tem declarado de utilidade pública, e posteriormente, desapropriado, dezenas de terrenos no entorno do cemitério de Monte Alto, pois sua capacidade de sepultamento encontra-se praticamente esgotada, a ponto de evidenciar situação de emergência.

Antes disso, a Prefeitura de Monte Alto aumentou a capacidade do cemitério abrindo carneiras, inclusive, onde existia um jardim, apesar de algumas reclamações de montealtenses que alegaram que as obras descaracterizavam o local.

Uma das alternativas aos sepultamentos na cidade seria o cemitério em Ibitirama, cujo projeto de ampliação e adequação está saindo do papel.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Comentários
Monte Alto Agora
Pedro batista garcia
Boa tarde eu como.cidadao montealtence na minha opiniao a de maior importancia preservar o que ja esiste mas o mais correto e que os novos.sepultamentos tem que ser remanejado para o cemiterio de ibitirama aonde tem muito espaco com a ampliacao remodelação de ibitirama , o qual nao esta muito longe.de monte alto
25/06/2020
Monte Alto Agora
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2020   site: an|design