Estudo epidemiológico: 2,3% dos testados foram contaminados pelo covid-19
Monte Alto Agora
Clube FM29/05/2020 - 11:16
Estudo epidemiológico: 2,3% dos testados foram contaminados pelo covid-19

 

Dos 389 pacientes testados, 9 munícipes (2,3% do total) foram contaminados pelo novo coronavírus (covid-19), foi o que mostrou o estudo epidemiológico feito pela Secretaria de Saúde de Monte Alto com a Santa Casa de Misericórdia e Unimed apresentado nesta sexta-feira, 29. O estudo, acompanhado por comitê técnico, buscou estimar o alcance do vírus SARS-CoV-2, agente etiológico da covid-19, no município.

Após a testagem de 256 profissionais da saúde, de departamentos públicos e privados, o que se identificou é que 1,95% desta população (5 pessoas), foi infectado pelo vírus. Da amostragem feita em pacientes atendidos nos ambulatórios de queixas respiratórias, 133 pacientes, foram identificados 4 casos confirmados de contágio, representando 3% dos testes.

Isso representa que dos 389 testes realizados, 9 munícipes (2,3%) tiveram contato com o coronavírus, apresentando leves ou nenhum dos sintomas, sem tratamento ou internação e já estão curados.

Outro ponto levantado no estudo foi o expressivo número de contágio em profissionais do pronto socorro municipal. Dos 36 testes feitos somente neste departamento, 5 exames retornaram com positivo para covid-19.

Mediante este dado, a secretária municipal de Saúde, Sueli Melo, solicitou que novos exames fossem feitos no local, incluindo todos os profissionais. Com os novos 25 exames feitos, obteve-se mais 4 resultados positivos. Desta forma, no pronto socorro, entre os 61 colaboradores, 9 tiveram contágio pelo coronavírus. Somados aos três casos anteriores, presentes nos boletins epidemiológicos diários, 19% dos profissionais já tiveram contato com a doença e permaneceram assintomáticos ou com leves sintomas. Todos já são curados.

Na conclusão do estudo, a Prefeitura de Monte Alto apresentou as ações a serem executadas, entre elas manter o protocolo de testagem, ampliando aos profissionais da segurança pública e população vulnerável, como comerciantes, frentistas de postos de combustíveis e atendentes de casas lotéricas.

No pronto socorro, os profissionais intensificarão as ações de enfrentamento à pandemia, o serviço de limpeza e o uso e fiscalização de EPIs – equipamentos de proteção individual.

A equipe do Pronto Socorro Municipal passará por retestagem após 14 dias do levantamento. Os números serão apresentados a partir do próximo boletim epidemiológico, em espaço que detalhará o novo número de positivos registrados.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Comentários
Monte Alto Agora
Wadyr
Parabéns pelo excelente trabalho! Agora só falta pegar a verba que veio e fazer a testagem em massa da população.
29/05/2020
Monte Alto Agora
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2020   site: an|design