Número de casos confirmados de dengue chega a 204 em Monte Alto
Monte Alto Agora
Clube FM23/05/2020 - 10:30
Número de casos confirmados de dengue chega a 204 em Monte Alto

 

O número de casos confirmados de dengue em Monte Alto chegou a 204 neste ano, informou a Vigilância Sanitária nesta sexta-feira, 22.

O bairro Centro tem a maior incidência dos casos: 20; o Jardim Canaã registrou 19 pessoas com a doença e o Jardim Califórnia, 18.

Por faixa etária, o maior índice de pessoas contaminadas é entre 41 a 50 anos: 42 confirmações. De 0 a 10 anos, o número de casos da dengue é 12; de 11 a 20 anos, 17; de 21 a 30 anos, 35; de 31 a 40 anos, 30; de 51 a 60 anos, 35 e de quem tem mais de 60 anos, 33.

Com cinco casos confirmados de dengue, o distrito de Aparecida de Monte Alto receberá, entre os dias 26 e 28, uma ação de combate contra a doença.

Das 8h às 12h, equipes vão nebulizar todas as residências do distrito, além de recolher possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. A equipe da Vigilância pede que o morador limpe seu quintal e coloque na calçada os materiais inservíveis durante o período do mutirão, para serem descartados corretamente.

Sobre
Dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus - vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar.

O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Sintomas
Os principais sintomas da dengue são:

- febre alta; acima de 38,5ºC.
- dores musculares intensas
- dor ao movimentar os olhos
- mal estar
- falta de apetite
- dor de cabeça
- manchas vermelhas no corpo

Complicações
A principal complicação é o choque hemorrágico, que é quando se perde cerca de 1 litro de sangue, o que faz com que o coração perca capacidade de bombear o sangue necessário para todo o corpo, levando a problemas graves em vários órgãos e colocando a vida da pessoa em risco.

Como toda infecção, pode levar ao desenvolvimento Síndrome de Gulliain-Barre, encefalite e outras complicações neurológicas.

Tratamento
Não existe tratamento específico para a dengue. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico.

A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas, que somem depois de 10 dias. Estão entre as formas de tratamento estão:

- fazer repouso
- ingerir bastante líquido (água)
- não se auto-medicar
- a hidratação pode ser por via oral (ingestação de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo)
- o tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2020   site: an|design