Montealtense é destaque em revista nacional sobre movimento sobrevivencialista
Monte Alto Agora
Clube FM22/05/2020 - 09:58
Montealtense é destaque em revista nacional sobre movimento sobrevivencialista
Batata explica como cultivar sua horta em casa/Foto: reprodução youtube

 

O youtuber Márcio Andrade, conhecido como Batata, é destaque de uma matéria da revista Época, que trata sobre a forma como os integrantes do movimento “prepper” ou “sobrevivencialista” se prepararam para, dentre outras catástrofes, as consequências da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Batata vislumbrou o cenário visto hoje e, ainda em janeiro, comprou 100 máscaras N95 (respirador que filtra pelo menos 95% das partículas transportadas pelo ar), há algum tempo escassas no mercado, e aumentou sua reserva de álcool em gel e luvas. Ele já vinha acompanhando com preocupação o avanço do novo vírus na China.

Como explicou à reportagem, foi a recessão de 2008 que transformou Batata em prepper. Na época, ele era dono de uma agência de comunicação interna com 32 funcionários. Quando a crise eclodiu, nove de seus dez clientes rescindiram o contrato, praticamente extinguindo as receitas da companhia de uma hora para outra. Sem perspectivas, Batata arrumou um emprego de garçom e se mudou com a esposa para uma casa ainda em construção, com abastecimento de água e luz precário.

Sem dinheiro, contou, ele foi incrementando o imóvel aos poucos, construindo um sistema para captar água da chuva e plantando uma horta. Ao longo dos anos, o projeto de sobrevivência na marra se transformou em canal na internet, e hoje a casa é praticamente autossuficiente, com placas de energia solar, 29 árvores frutíferas no quintal, tanque com 600 quilos de peixe, horta de permacultura, viveiro de patos, granja e até um “safe room” fortificada para proteger a família em caso de invasão.

Nesta crise, Batata teme uma versão muito mais extrema da escassez de produtos do que houve na ocasião da greve dos caminhoneiros, em 2018. O risco, diz ele, é que tudo evolua para aquilo que muitos membros da comunidade prepper chamam de “Fim do Mundo como o Conhecemos”, ou TEOTWAWKI (de “The End of the World as we Know it”).

Por isso, nos últimos dias, o youtuber passou mais de uma hora ao vivo elencando 20 passos para investir os R$ 600 do auxílio emergencial em preparação, desde a compra de cesta básica para estoque alimentar até a criação de um galinheiro e uma horta na própria casa.

Para ler a matéria completa, clique aqui.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2020   site: an|design