Estudo epidemiológico avaliará circulação do covid-19 em Monte Alto
Monte Alto Agora
Clube FM21/05/2020 - 10:36
Estudo epidemiológico avaliará circulação do covid-19 em Monte Alto
Membros do comitê que vai fazer estudo para verificar alcance do covid-19

 

A Secretaria de Saúde de Monte Alto, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e Unimed, está organizando um estudo epidemiológico para verificar o alcance do vírus SARS-CoV-2, agente etiológico do novo coronavírus (covid-19), na cidade. O levantamento teve como referência um trabalho similar feito em Ribeirão Preto (SP), através de um comitê técnico formado por gestores, médicos e enfermeiros.

Os profissionais da saúde foram separados em três áreas: crítica, como pronto socorro e UTI, mais próximos de pacientes com o covid-19; semicrítica, como profissionais da assistência social; e não crítica, profissionais da área administrativa. Segundo o levantamento feito pela secretaria, a amostra será de 256 profissionais da saúde.

Além dos profissionais, outro grupo abordado é o da população atendida no Ambulatório Municipal de Queixas Respiratórias (que inicialmente funcionou na UBS Dr. Roberto da Rocha Leão e hoje atende no pronto socorro) e dos ambulatórios de queixas respiratórias dos hospitais Santa Casa e Unimed. Deste grupo, 133 munícipes participarão do estudo.

As pessoas destes dois públicos serão sorteadas e vão ter amostras de sangue retiradas para análise, mediante concordância com o estudo. Com uma gota de sangue retirada do dedo indicador, um teste rápido permite conferir se o paciente é IgG positivo para covid-19, ou seja, já teve ou não contato com o vírus mesmo sem apresentar sintomas da doença.

Com esta amostragem, será possível que a Secretaria Municipal de Saúde estime quanto o vírus já circulou no município. Em breve o departamento vai apresentar o resultado da pesquisa.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2020   site: an|design