Por rapidez em resultado, Secretaria de Saúde decide fazer testes particulares de coronavírus
Monte Alto Agora
Clube FM30/03/2020 - 08:34
Por rapidez em resultado, Secretaria de Saúde decide fazer testes particulares de coronavírus
Foto: Istock

 

Para conseguir resultados mais rápidos em testes do novo coronavírus (covd019), a Prefeitura de Monte Alto informou que a Secretaria de Saúde vai encaminhar a um laboratório particular credenciado pelo Ministério da Saúde os próximos exames que surgirem pelo SUS.

Por causa da demora das amostras que seguem ao Instituto Adolfo Lutz (ontem a cidade recebeu um encaminhado no dia 13), a Prefeitura fez parceria com a Santa Casa, que dará entrada do exame no laboratório, seguindo os trâmites do plano de saúde. A Prefeitura pagará R$ 240 pelo serviço. Mesmo particular, o resultado tem demorado dias para sair - a fila de espera é de 12 mil exames, mas ainda é um prazo muito menor que o cumprido pelo Adolfo Lutz neste momento, devido a demanda em São Paulo.

A Secretaria de Saúde também adquiriu testes rápidos, que não são oficiais, mas que ajudam no trabalho por antecipar um possível resultado positivo. Os testes devem chegar na cidade até esta terça-feira, 31.

O cenário do covid-19 em Monte Alto pode passar uma falsa sensação de tranquilidade, já que a cidade ainda não registrou nenhuma confirmação, mas a equipe trabalha sabendo que é provável que o vírus chegue. A própria DRS-13 (regional da saúde da qual Monte Alto faz parte) diz que é improvável que algum município saia imune da doença. "Por isso, estamos em um período decisivo no avanço do covid-19, o trabalho é focado em minimizar a proliferação e o impacto na saúde local. É fundamental que a comunidade una forças com o Poder Público e tome os devidos cuidados, ficando em casa", ressaltou a Secretaria da Saúde.

Monte Alto tem quatro casos suspeitos de covid-19. Um homem de 59 anos, que fez um teste rápido que deu negativo, mas como não foi feito em laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde, vai ser necessário uma contraprova. Dois profissionais da Saúde, que passam bem, mas foram afastados de seus trabalhos, e uma mulher de 55 anos que viajou a Porto de Galinhas (PE), apresentou problemas respiratórios e foi internada na UTI na madrugada deste sábado, 28.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2020   site: an|design