Operação da CPFL e Polícia Civil encontra 25 'gatos' de energia em Monte Alto
Monte Alto Agora
Clube FM20/03/2020 - 10:01
Operação da CPFL e Polícia Civil encontra 25 'gatos' de energia em Monte Alto
As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal

 

A CPFL Paulista, distribuidora que atende 234 municípios no interior de São Paulo, e a Polícia Civil fizeram uma operação de combate a fraudes e furtos de energia elétrica em Monte Alto. A ação inspecionou mais de 100 endereços comerciais e identificou 25 casos dos famosos “gatos” de energia elétrica. Os proprietários foram conduzidos à Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos.

A ação concentrou esforços para a inspeção e identificação de irregularidades em todos os bairros da cidade e teve como objetivo coibir a prática de fraudes e furtos nos comércios da região, que piora a qualidade do fornecimento de energia para os demais consumidores, coloca em risco a vida da população, além de promover uma competição desleal entre o comércio local. “As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento”, explicou o presidente da CPFL Paulista, Roberto Sartori.

Com essa operação, foi possível recuperar 403 MWh, energia suficiente para abastecer a população de Monte Alto por quase um mês. Considerando o volume de energia recuperada, serão restituídos para os cofres públicos aproximadamente R$ 72 mil em tributos (ICMS e PIS/Cofins) que não foram pagos e agora serão usados para benefício da população.

A operação envolveu 34 colaboradores da concessionária, que identificaram as fraudes e prestaram o apoio técnico necessário aos policiais civis.

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção.

Consumidores que fazem “gato”, além de praticar crime, também estão colocando as suas vidas e da população em risco. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.

Para contribuir com a população, a empresa possui abertura para negociação para os moradores que querem regularizar a situação do imóvel nas agências de atendimento. 

Mais Fiscalização
A CPFL Paulista continua suas ações de fiscalização contra este tipo de delito em todos os municípios atendidos. Nos próximos dias, as ações seguirão na cidade de Monte Alto e região.

Consumidores da CPFL Paulista podem contribuir para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária, com total sigilo. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br​.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2020   site: an|design