Aluno da Fatec de Taquaritinga vence competição promovida pela Nasa
Monte Alto Agora
Clube FM26/02/2020 - 10:18
Aluno da Fatec de Taquaritinga vence competição promovida pela Nasa
Ariel Betti, Eduardo Ritter, Felipe Tanso, Joana Ritter e Ricardo Ramos

 

O estudante do curso superior de Sistemas para Internet da Fatec de Taquaritinga, Ariel Betti, está entre os vencedores do International Space Apps Challenge, competição promovida pela agência espacial norte-americana, a Nasa.

Anualmente, o hackathon desafia programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares em todo mundo a encontrarem soluções tecnológicas para problemas da humanidade. A maratona de programação dura 36 horas. Na edição mais recente, disputada em outubro de 2019, foram mais de 29 mil inscritos, de 71 países – o resultado foi divulgado no início deste ano. As informações são do site ABC do ABC.

Utilizando inteligência artificial e algoritmos, a equipe Massa, integrada por Ariel, desenvolveu o Poseidon, uma tecnologia para detectar vazamentos de óleo nos oceanos por meio de imagens. Trata-se de uma interface de programação de aplicativos (da sigla em inglês API) que pode ser conectada a satélites – assista ao vídeo de apresentação, em inglês, no site do International Space Apps Challenge.

Com a ferramenta, autoridades responsáveis pelo controle deste tipo de ocorrência podem acessar as informações de um celular ou de um computador, em tempo real. “O Poseidon permite monitoramento contínuo e diminui o tempo de resposta das equipes de mitigação dos impactos socioambientais”, explicou Ariel. “Escolhemos esse tema por causa dos vazamentos que atingiram o litoral brasileiro no ano passado, um desastre ambiental que tocou todos nós”, completou.

A interface ficou em primeiro lugar na categoria Galactic Impact, que premia o projeto com maior potencial de impacto positivo tanto dentro como fora do planeta. Os vencedores vão apresentar o projeto e visitar o Nasa Kennedy Space Center, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Além de Ariel, que também é técnico em Informática pela Etec Dr. Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga, compõem a equipe Eduardo Ritter, Felipe Tanso, Joana Ritter e Ricardo Ramos. A viagem está prevista para o início do segundo semestre de 2020.

Entre as seis equipes premiadas, duas são brasileiras: a Massa, integrada por Ariel, e a Cafeína, de Salvador (BA), que venceu a categoria de melhor uso de hardware com um sistema que atrai e coleta resíduos plásticos nos oceanos.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2020   site: an|design