Placa com padrão Mercosul será obrigatória a partir do dia 31
Monte Alto Agora
Clube FM24/01/2020 - 10:15
Placa com padrão Mercosul será obrigatória a partir do dia 31
Modelo de placa a ser adotada, no padrão Mercosul/Imagem: Divulgação

 

A partir do dia 31 de janeiro, começa a valer para os Detrans estaduais o novo modelo de Placas de Identificação Veicular (PIV) no padrão Mercosul.

Para os cidadãos, as mudanças serão graduais. A nova PIV será obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento de veículos novos, quando houver transferência do veículo para outro município ou ainda se a placa precisar ser substituída em razão de danos ou furto.

O Denatran está recebendo novas adesões e a expectativa é que todos os estados tenham implantado o novo sistema de emplacamento até a próxima sexta-feira, prazo final previsto pela Resolução Contran 780, de 26 de junho de 2019. Onze estados já aderiram formalmente e estão testando o novo sistema do Serpro. Atualmente, há quase 4,9 milhões de veículos emplacados com a PIV do Mercosul. Além do Brasil, também Argentina, Paraguai e Uruguai adotaram o novo padrão.

O diferencial da placa do Mercosul em relação ao modelo atual (cinza) são os itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a sua clonagem e falsificação. A adoção do novo modelo também resolve o problema da falta de combinações de caracteres para as placas do país, que acabariam em poucos anos. O novo modelo permite mais de 450 milhões de combinações, o que, considerando o padrão de crescimento da frota de veículos no Brasil, pode valer por mais de cem anos.

A Resolução 780 também definiu novas regras para credenciamento de estampadores e fabricantes, que vão possibilitar aumento da concorrência, o que, pela lógica do livre mercado, deverá reduzir o valor da placa em relação ao modelo atual.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2020   site: an|design