Desenvolve SP apresenta o Mapa da Economia de Ribeirão Preto e região
Monte Alto Agora
Clube FM11/12/2019 - 15:41
Desenvolve SP apresenta o Mapa da Economia de Ribeirão Preto e região

 

A Desenvolve SP - O Banco do Empreendedor, instituição financeira do Governo de São Paulo, divulgou um estudo inédito sobre as características econômicas de cada uma das 16 Regiões Administrativas (RAs) do estado. O objetivo do mapa é possibilitar que o público conheça ainda mais as características específicas da sua região e, dessa forma, possa utilizá-las entre outras aspectos para empreender de forma mais assertiva e planejada.

Encomendado à Fundação Seade, instituição que produz estatísticas socioeconômicas e demográficas, o estudo identificou as potencialidades, desafios e oportunidades das 16 RAs.

Para a análise dos setores foram considerados indicadores importantes ligados à Competitividade Regional (geração de empregos), ao Porte das Empresas Locais (por empregados), ao Dinamismo (faturamento das empresas) e ao Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS). Anúncios de investimentos produtivos divulgados na imprensa também fizeram parte do estudo e ajudaram a apontar tendências setoriais e regionais da economia paulista.

Com economia diversificada a partir da cadeia industrial do agronegócio, com destaque para fabricação de produtos alimentícios e máquinas e equipamentos, a Região Administrativa de Ribeirão Preto tem presença de importantes polos de desenvolvimento tecnológico do setor sucroalcooleiro, principalmente, nas áreas de biotecnologia, energia limpa e novos materiais. A RA também sobressai nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e nos segmentos de serviços, sobretudo no campo da saúde e educação. 

Um dos principais pontos revelados pelo Mapa da Economia Paulista é a relação direta entre inovação e a geração de empregos na região. "Ao olhar a distribuição de empregos formais na indústria local é possível identificar que as empresas que mais empregam são as dos segmentos de biocombustíveis e de alimentos, conhecidas por investirem constantemente em novos processos e tecnologias para agregar valor aos seus produtos", diz Nelson de Souza, presidente da Desenvolve SP.

Não é à toa que a RA, referência por abrigar polos tecnológicos e centros de pesquisa de excelência no país, apresente também indicadores sociais mais elevados como maiores taxas de escolaridade e circulação de renda. Segundo o estudo, mais da metade da população, 68,2%, reside em municípios com alta riqueza e média ou alta escolaridade. Fazem parte da RA de Ribeirão Preto, além da própria cidade, Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.

Vale ressaltar que dentro da RA de Ribeirão Preto estão inseridos cinco Polos de Desenvolvimento do estado (programa do governo paulista que impulsiona a competitividade e a produtividade de setores já instalados de forma aglomerada no território): Saúde e Farma; Metal-Metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Biocombustíveis; Alimentos e Bebidas; e Tech (Agritech, Aeroespacial, Serviços Tecnológicos).

O estudo pode ser conferido na íntegra no site www.mapadaeconomiapaulista.com.br.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2020   site: an|design