Cursos do Senac preparam comerciantes para vendas de final de ano
Monte Alto Agora
Clube FM19/09/2019 - 15:42
Cursos do Senac preparam comerciantes para vendas de final de ano

 

A três meses do final do ano, o comércio já começa a se movimentar para as vendas e ações do período. Segundo Bianca Franciscatto, docente da área de Gestão e Negócios do Senac Jaboticabal, o momento é propício para traçar objetivos e colocar na ponta do lápis o que precisa ser investido e também o que poderá ter de retorno. Afinal, a época é a de maior demanda para o varejo. Em 2018, somente no Natal, o setor movimentou no Brasil R$ 53,5 bilhões.

A profissional ainda explica que as datas comemorativas que estão por vir, como Black Friday, Natal, Réveillon e festas de confraternização, estimulam o consumo e, por isso, agora é o período ideal para iniciar o planejamento financeiro. “Setembro é a época de desenhar os próximos meses e comprar mercadorias, já que os fornecedores oferecem condições melhores de pagamento para quem se adianta”, explicou. É hora de escolher quais produtos serão destaques no período, os canais de divulgação da loja e pensar nas futuras equipes de temporários, se for o caso. “O comerciante precisa saber o que deseja alcançar no período”, afirmou Bianca.

O estoque é algo importante a ser considerado para o final de ano, de acordo com a especialista. É preciso fazer pesquisa de mercado, ver tempo de entrega das indústrias e ter cuidado com as escolhas, pois compras em excesso podem implicar em baixa rotatividade de produtos, causando redução do lucro e a necessidade de promoções para queima de estoque. Além disso, Bianca ressalta que os espaços físicos das lojas precisam ser repensados para atender à demanda, e também porque podem ser um fator determinante para impulsionar vendas.

“Quem deseja investir em reformas, expansões de ambientes, pintura, renovação dos móveis ou algo nessa linha, agora é o momento. Assim, quando chegar os períodos de alta das vendas, já não há mais obras e tudo está de cara nova. Quem é que não gosta de comprar em um lugar convidativo como esse?”, lembrou a docente do Senac.

A vitrine também não pode ser esquecida nesse contexto visual. Ela é a primeira forma de comunicação com o cliente, por isso Bianca diz que investir em temas para produzi-las periodicamente é uma boa maneira de atrair pessoas e mostrar as novidades em produtos disponíveis na loja. “A disposição dos produtos dentro do estabelecimento deve estar alinhada ao que a vitrine oferece ao consumidor. Todos os departamentos precisam conversar entre si e passar a mesma mensagem.”

Outra grande aliada ao sucesso no varejo é a propaganda. “Reserve uma parte do orçamento para investir na divulgação da loja. Espaços em jornais, revistas, outdoor, rádio e televisão costumam ser disputados e pesam no orçamento se deixados para última hora, por isso, adiante-se”, diz a docente, que também lembra que ações de marketing e de relacionamento com o cliente sempre rendem bons frutos aos comerciantes. “Oferecer brindes, preparar sorteios para compras acima de um valor determinado, proporcionar um café da manhã em alguns dias específicos, tudo isso aproxima e fideliza o consumidor que preza pelo bom atendimento.”

Treinamento
Quando a questão é o bom atendimento, a dica final é focar na preparação das equipes de vendas. O varejo costuma abrir vagas temporárias para os períodos de maior movimento, mas, para Bianca, muitas vezes os empresários esquecem que a qualidade na hora do contato com o cliente é o fator mais importante e decisivo no poder de compra. “Contratar em cima da hora não deixa tempo hábil para capacitação dos funcionários, e todos precisam disso, sejam eles antigos, sejam novos. Por isso, é preciso colocar no papel o tamanho da equipe que deseja, como vai prepará-la e qual investimento está disposto a fazer para ter retorno em lucro”, orienta a especialista.

No Senac Jaboticabal há diversas formações de curta duração com inscrições abertas que são voltadas para o universo do comércio, como Gestão de Operações e Lojas no Varejo; Logística, Marketing e Vendas e Básico em Marketing. No Portal Senac (www.sp.senac.br/jaboticabal) é possível fazer a matricula e obter mais informações sobre cada curso.

Os interessados nas capacitações podem aproveitar a campanha do Senac São Paulo que garante 30% de desconto em todos os cursos livres e técnicos presenciais.

Serviço:
Gestão de Operações e Lojas no Varejo
Data: 28 de setembro a 7 de dezembro de 2019
Horário: sábado, das 8h30 às 12h30

Logística, Marketing e Vendas
Data: 28 de setembro a 7 de dezembro de 2019
Horário: sábado, das 8h30 às 12h30

Local: Senac Jaboticabal
Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/jaboticabal



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2019   site: an|design