Secretaria de Saúde de Monte Alto recebe projeto piloto de acolhimento
Monte Alto Agora
Clube FM09/08/2019 - 08:52
Secretaria de Saúde de Monte Alto recebe projeto piloto de acolhimento
Projeto de acolhimento é explicado na UBS Ezídio Pelloso/Foto: Dep. de Marketing da Prefeitura

 

 

A unidade básica de saúde Ezídio Pelloso, na Vila Municipal, recebeu uma oficina sobre o projeto piloto de Acolhimento da Demanda Espontânea na Atenção Básica, no dia 1º de agosto.

Monte Alto foi escolhido como município piloto de aulas que culminaram no projeto, por meio do Departamento Regional de Saúde – DRS. Nestas aulas, Monte Alto recebia mensalmente profissionais de outros municípios. Como sede, a cidade teve a oportunidade de inserir no aprendizado todos os enfermeiros da rede pública, enquanto que outras cidades podiam trazer até dois profissionais.

A diretora de Promoção da Saúde, Bibiana Chamacheli, explicou a importância do trabalho. “O processo de acolhimento, de escuta destes pacientes que chegam da livre demanda, com certeza será aprovado pela população. Sabemos o grande número de pessoas que chegam necessitando serem ouvidos, muitos não estão nem doentes fisicamente".

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daewison do Vale “Seis”, agradeceu às representantes do DRS por acreditarem e apoiarem o projeto.

O vereador Thiago Cetroni (Rede) parabenizou a Secretaria de Saúde e os envolvidos no projeto piloto, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Baltazar Garcia, que falou sobre a dificuldade no entendimento da função das UBSs por parte da população. “Trabalhar neste atendimento não é fácil, mas esta iniciativa contribuirá neste cuidado, na orientação e prevenção de problemas de saúde”.

A enfermeira responsável da UBS Ezídio Pelloso, Rosemary Beltrame, informou que número de atendimentos pelo SUS gira em torno de 44 mil, distribuídos entre as três unidades de saúde e as quatro de saúde da família. Este projeto de acolhimento torna-se um facilitador no acesso à rede de serviços, levando em consideração sinais de alerta, utilizados para sinalizar casos que apresentem maior gravidade ou que possam acarretar em agravamento do quadro clínico em caso de não atendimento imediato.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Comentários
Monte Alto Agora

Atendimento do pronto socorro está um lixo, um descaso com quem precisa, funcionários extremamente desmotivados, sem educação sem contar a falta de recurso, uma vergonha
09/08/2019
Monte Alto Agora
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2019   site: an|design