Fóssil de Thanos simonattoi está exposto no Museu de Paleontologia de Monte Alto
Clube FM04/04/2019 - 15:59
Arte de Thanos simonattoi produzida pelo artista montealtense José Francisco Canalli

O fóssil de Thanos simonattoi, espécie brasileira de dinossauro recém-descrita, já está exposto no Museu de Paleontologia de Monte Alto para a apreciação dos visitantes

Apesar de ser apresentado em artigo da revista científica Historical Biology no final de 2018, a história da descoberta do fóssil remonta a 1995, quando o saudoso Prof. Antonio Celso de Arruda Campos juntamente com Cledinei Francisco e Fabiano Vidoi Iori foram a Ibirá em busca de novos fósseis para o museu de Monte Alto.  A equipe contou com o apoio do sitiante local Sérgio Luis Simonatto, e na ocasião descobriram a ponta de uma vértebra. Em 2014, já formado como paleontólogo, Fabiano voltou ao local e encontrou o restante da vértebra do pescoço.

Segundo a paleontóloga Sandra Tavares, responsável pelo museu, em 2018 os pesquisadores Dr. Fabiano e Dr. Rafael Delcourt (UNICAMP-SP) analisaram a vértebra e descreveram Thanos simonattoi como o primeiro dinossauro carnívoro da Bacia Bauru. “Em relação ao nome do animal, Thanos é uma referência ao vilão da Marvel e simonattoi homenageia Sérgio Luis, um dos descobridores do importante fóssil”, explicou.

O Museu de Paleontologia abre de terça a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos finais de semanas e feriados o horário de funcionamento é das 13h às 17h. Visitas em grupos devem ser agendadas pelo telefone (16) 3244-4060. “Preparamos uma vitrine com uma arte produzida pelo artista montealtense José Francisco Canalli, visando uma apresentação mais didática da peça”, comentou Cida Constâncio, secretária de Turismo e Cultura de Monte Alto.

Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!