Horário de verão começa neste domingo, 4
Monte Alto Agora
Clube FM01/11/2018 - 09:20
Horário de verão começa neste domingo, 4
Neste domingo, as cidades das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste devem adiantar o relógio em uma ho

 

O horário de verão começa neste domingo, 4, quando as cidades das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste devem adiantar o relógio em uma hora. O período fica mais curto nesta edição, já que um decreto do presidente Michel Temer estabeleceu que o horário de verão deste ano começará à 0h do primeiro domingo do mês de novembro e se encerrará à 0h do terceiro domingo de fevereiro. Pelas regras atuais, o horário de verão sempre começou no terceiro domingo de outubro e terminou no terceiro domingo de fevereiro.

A mudança foi feita a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que informou que o objetivo era evitar que “os diferentes fusos horários existentes no Brasil, não causem atrasos na apuração dos votos e na divulgação do resultado das eleições”. O segundo turno das eleições aconteceu no último domingo de outubro.

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, chegou a solicitar a Temer outro adiamento do horário de verão para não confundir os alunos que vão prestar o Enem, no dia 4 de novembro. O MEC temia que candidatos pudessem perder o horário caso a mudança dos relógios acontecesse no dia do exame. Outra dificuldade seria a logística necessária para a aplicação da prova na região Norte do país, onde alguns municípios ficariam com até três horas de atraso em relação a Brasília. O pedido não foi atendido e o horário de verão começa no dia da primeira prova do Enem.

Neste ano, o governo chegou a discutir a validade de manter o horário de verão, já que a medida vem perdendo eficácia do ponto de vista de economia energética. Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) mostraram que a economia com o horário de verão em 2016/2017 foi de R$ 159,5 mi, menos que os R$ 162 mi da temporada 2015/2016.

A justificativa do ONS é que é a temperatura que determina o maior consumo de energia, e não a incidência da luz durante o dia. Por isso, os picos de consumo ocorrem hoje entre as 14h e as 15h, e não mais entre as 17h e às 20h.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2018   site: an|design