Tire suas dúvidas sobre as Eleições 2018
Monte Alto Agora
Clube FM04/10/2018 - 08:29
Tire suas dúvidas sobre as Eleições 2018

 

O 1º turno das Eleições 2018 é neste domingo, 7 de outubro, das 8h às 17h, e muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre algumas situações envolvendo a disputa eleitoral.

Neste ano, o eleitor deve digitar o número de seis candidatos na urna eletrônica. Isso porque, além de votar para deputado federal e estadual, governador e presidente, o eleitor vai escolher dois senadores, pois, em 2018, ocorre a renovação de 2/3 do Senado. Se o eleitor votar duas vezes no mesmo candidato, o segundo voto será anulado. E lembre-se: você só pode escolher candidatos a senador do seu estado.

E com tantos dígitos a ser lembrados, a Justiça Eleitoral incentiva o uso de "colas", em papel, com o nome e número dos candidatos escolhidos previamente anotados. Entretanto, o uso de celular não é permitido na cabine de votação. A ordem dos candidatos na urna eletrônica é deputado federal, deputado estadual, senador 1, senador 2, governador e presidente. No site do TSE você pode consultar o número de todos os candidatos.

Para votar, não é necessário o título de eleitor, se você souber a zona e seção onde deve ir, mas o documento oficial com foto, como carteira de habilitação ou carteira de trabalho, é obrigatório.

Saiba mais sobre as Eleições 2018:

O que acontece se eu não votar?
Você deve justificar sua ausência. Se não o fizer ou se a justificativa não for aceita pelo juiz eleitoral, deverá pagar multa de R$ 3,51. O eleitor que deixar de votar em três turnos consecutivos terá seu título cancelado

Como justificar o voto?
A justificativa pode ser feita em qualquer seção eleitoral, no mesmo dia e horário das eleições, em ambos os turnos, quando o eleitor está fora da cidade onde vota.

Se eu não votar no primeiro turno, poderei votar normalmente no segundo turno?
Sim, são eleições independentes

Como vou saber onde votar?
Consulte pelo site do TRE-SP seu local de votação. Você pode ligar também para o Cartório Eleitoral da Comarca de Monte Alto: 3242-7852.

O que são votos válidos? Como faço para votar em branco ou nulo?
Votos válidos são o total de votos excluídos os nulos e brancos. Para definir os candidatos eleitos, só os votos válidos são considerados. Os brancos e nulos não vão para nenhum candidato. Para votar em branco, basta apertar a tecla 'Branco'. E para anular, é preciso digitar um número que não corresponda a nenhum candidato.

O voto é anulado se eleitor escolher apenas presidente e votar em branco para os outros cargos?
Não. É possível escolher um candidato para presidente e votar em branco ou nulo para outros cargos - ou mesmo fazer outras variações do tipo.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2018   site: an|design