Vigilância em Saúde promove ação para informar sobre hepatites virais
Monte Alto Agora
Clube FM26/07/2018 - 14:40
Vigilância em Saúde promove ação para informar sobre hepatites virais

 

A Secretaria de Saúde de Monte Alto, através da Vigilância em Saúde, organiza nste sábado, 28, uma ação para conscientizar a população sobre hepatites virais.

Uma equipe vai fazer testes rápidos de hepatites C e B na população, além de exames de HIV e sífilis na rua Nhonhô Livramento, na altura do número 1770. Todos os testes são gratuitos e os resultados saem na hora.

A hepatite C, que segundo os planos da Organização Mundial da Saúde (OMS) deve ser erradicada até 2030, ainda preocupa os profissionais e população. Por isso, em julho, é reforçada a importância da prevenção, não só contra o vírus da hepatite C, mas também de outras duas variantes, A e B.

Como não há sintomas, a hepatite C é a que mais precisa de diagnóstico, pois pode causar câncer de fígado ou cirrose hepática sem que a pessoa perceba, muitas vezes levando a óbito. O teste é essencial às pessoas com mais de 40 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A OMS estima que cerca de 3% da população mundial seja portadora de hepatite C crônica.

No caso da hepatite A, menos nocivo ao organismo, houve evolução no enfrentamento com a melhora no saneamento básico – ela é transmitida através do consumo de alimentos mal lavados e água contaminada. Já a hepatite B é transmitida pelo sangue e outros líquidos/secreções corporais contaminados. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia-a-dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2018   site: an|design