Monte Alto inicia discussão para criar plano de recuperação ambiental
Monte Alto Agora
Clube FM11/06/2018 - 09:47
Monte Alto inicia discussão para criar plano de recuperação ambiental
Participantes da audiência pública/Foto: Raphael Bertolli

 

A doutora em agronomia Eloiza Santana Seixas apresentou o Plano Municipal de Recuperação de Mata Atlântica e Cerrado, em audiência pública realizada no Cine-Teatro de Monte Alto.

A responsável pelo estudo apresentou um histórico do município e suas características econômicas e sociais. Em seguida, abordou aspectos ambientais e climáticos com a ajuda de mapas, apontando nascentes e atuais áreas de preservação. 

Segundo a Lei da Mata Atlântica (11.428/06), os municípios podem atuar pro-ativamente na defesa e recuperação da vegetação nativa. O plano municipal deve conter o diagnóstico, mapeamento dos remanescentes, indicação dos principais vetores de desmatamento ou destruição da vegetação nativa, áreas prioritárias para conservação, recuperação dos locais e ações preventivas.

Nesta primeira fase, já iniciada, equipes serão formadas para atividades, com participação de entidades defensoras do meio ambiente, integrantes da administração municipal e profissionais do departamento de engenharia rural da Unesp Jaboticabal.

Participaram da audiência o prefeito João Paulo Rodrigues (PDT); os vereadores Donizete Morelli, Maria Helena Rettondini e Thiago Cetroni; o interlocutor do Programa Município Verde Azul (PMVA), Tadeu Veronezi Nunes; membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Monte Alto – COMDEMA e munícipes. O evento também serviu como reunião extraordinária do conselho, que deverá discutir o assunto nos próximos encontros e emitir parecer sobre o plano. 

Curso online e gratuito 
O PMVA, em parceria com a Associação Nacional dos Órgãos Municipais e Meio Ambiente (ANAMMA) e da ONU Meio Ambiente, abriu vagas para o curso online e gratuito "Fortalecendo os Conselhos Municipais de Meio Ambiente por meio dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica - PMMA".

O curso, direcionado aos técnicos das prefeituras, membros dos conselhos de meio ambiente municipais, organizações de apoio à gestão municipal e munícipes, foi dividido em cinco turmas com 800 vagas cada, separadas em blocos, por estados. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro estão no bloco 2, com início em 8 de junho e término em 20 de agosto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.pmma.etc.br.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2018   site: an|design