Idosos de Monte alto já estão sendo vacinados contra gripe
Monte Alto Agora
Clube FM25/04/2018 - 15:45
Idosos de Monte alto já estão sendo vacinados contra gripe

 

A Secretária de Saúde de Monte Alto deu início à Campanha de Vacinação contra a Influenza nesta segunda-feira, 23, imunizando os idosos contra a doença. Neste ano, a vacinação vai seguir um cronograma para atender os grupos prioritários.

Na primeira semana, de 23 de abril a 1º de maio, serão vacinados idosos a partir dos 60 anos e profissionais da saúde. A partir do dia 2 serão incluídas crianças a partir de de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);. Em 9 de maio entram os portadores de doenças crônicas (sob prescrição médica), professores, povos indígenas, presos e funcionários do sistema prisional. A vacinação segue até o dia 1º de junho. A definição dos grupos prioritários segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

O diretor do departamento de Vigilância em Saúde, Julio Cesar David Pereira, explicou que são priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças. “Quando vacinamos os grupos de risco, existe uma diminuição da circulação do vírus o que, consequentemente, protege as pessoas que não tomaram a vacina”.

A vacina protege as pessoas dos três vírus que circulam no hemisfério sul: H1N1, H3N2, influenza A e B. Lembrando que o vírus intitulado como “H2N3” não existe no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, até 7 de abril deste ano foram registrados 286 casos de gripe em todo o país, com 41 óbitos.

Mesmo com a vacina, orienta-se que a população tome precauções no dia a dia para prevenir a doença: lavar as mãos, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas.

Se você está incluído nos grupos prioritários, vá até a unidade de saúde mais próxima de sua residência, das 7h às 16h, para se proteger. É obrigatória a apresentação da carteira de vacinação.

Os profissionais de saúde e educação precisam apresentar holerite ou crachá para receber a vacina. Portadores de doenças crônicas e outras comorbidades devem levar a receita da medicação com data dos últimos seis meses.

A dose é contraindicada para quem é alérgico a ovo e seus derivados e aqueles que já tiveram alergia grave em doses anteriores ou a algum componente da vacina. Pessoas com febre alta também devem procurar orientação médica antes de se imunizar.

Informações
Para mais informações, basta ligar na unidade de saúde mais próxima de sua casa:
- Vila Municipal: UBS Ezídio Pelloso – 3243-3472
- Jardim Alvorada: USF João Thiago de Camargo – 3242-3878
- Jardim Califórnia: USF Dr. José Ignácio Grellet – 3242-4814
- Jardim Laranjeiras: UBS Dr. Roberto da Rocha Leão – 3242-4811
- Jardim Bela Vista: USF Accácio de Oliveira Nunes – 3243-2717
- Jardim Canaã: USF Dr. José Victorio Rodrigues – 3241-1897
- Distrito de Aparecida do Monte Alto: UBS Ana Maria Nacarato Pupim – 3243-1128



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2018   site: an|design