Proporcionalmente à população, Monte Alto tem a maior frota de veículos da Região Metropolitana
Monte Alto Agora
Clube FM02/04/2018 - 10:02
Proporcionalmente à população, Monte Alto tem a maior frota de veículos da Região Metropolitana

 

A ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) por meio do Departamento de Inteligência Competitiva e Instituto de Economia Maurílio Biagi, fez um estudo detalhado referente à frota de automóveis e motocicletas na Região Metropolitana de Ribeirão Preto*.

Entre as 34 cidades que fazem parte da Região Metropolitana, Monte Alto tem a maior relação entre veículos e habitantes: 0,67. De acordo com o estudo, a cidade possui 32.270 veículos, entre carros e motos, para seus 47.959 moradores. Em segundo lugar vem Ribeirão Preto, com 0,66 e em terceiro, Orlândia, com 0,64.

Nos últimos 15 anos, o número cresceu de maneira substancial. Embora Ribeirão Preto tenha contribuído com a maior parte deste aumento, as cidades pequenas e médias se destacaram pela alta da taxa veículo/habitante. Apesar disso, ainda existe uma grande diferença desta taxa entre as cidades grandes e as cidades pequenas da região. “Em 2002, estes veículos somavam mais de 376 mil na região, tendo atingido o total estimado de mais de 909 mil ao final de 2017. Em termos relativos, esta expansão representou uma alta de 0,28 para 0,56 na taxa de veículos por habitante. A título de comparação, a Região Metropolitana de São Paulo também apresentava relação de 0,28 em 2002, mas atingiu 0,51 ao final de 2016, abaixo do observado na região de Ribeirão Preto (0,55)”, pontuou Gabriel Couto, economista e um dos responsáveis pelo estudo.

Os municípios com menos habitantes se destacaram entre as maiores taxas de crescimento, por possuírem menor frota e maior possibilidade de expansão. Ribeirão Preto mostra uma das menores taxas de crescimento da taxa veículos/habitante, por já possuir uma frota considerável em 2002. Ainda assim, esta taxa teve aumento de mais de 80% no período na cidade.

Apesar do maior crescimento da frota em cidades médias e pequenas, ainda existe uma diferença considerável da taxa veículos/habitante entre as menores e as maiores cidades. A expansão recente de muitos dos municípios com até 47 mil habitantes na região, em conjunto com esta defasagem observada, indica que a frota ainda pode se expandir mais ao longo dos próximos anos. Desta forma, verifica-se um potencial de mercado para empresas do ramo automotivo nas cidades com menor população da região, que podem demandar mais veículos ao longo dos próximos anos. “A primeira certeza que se tem, quando se focaliza a frota de veículos, é verificar que mobilidade urbana é mais do que trânsito e tráfego. É o exercício da política de uso do espaço público. Assim, este tem como fundamento a malha viária que, para ser um sistema viário, precisa ter as artérias articuladas entre si. E Ribeirão Preto não tem. Exemplo: condomínio fechado é a privatização do espaço público. Ele bloqueia a fluidez do trânsito e do tráfego que, quando olhados do alto, ainda mostram polos geradores de tráfego que concentram o trânsito e o tráfego, comentou Antônio Vicente Golfeto, diretor do Instituto de Economia Maurílio Biagi, da ACIRP.

 

* A Região Metropolitana de Ribeirão engloba os municípios de Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luis Antônio, Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Taiuva, Tambaú e Taquaral.

 



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2018   site: an|design