Paróquia do Senhor Bom Jesus completa 120 anos e recebe homenagem da Câmara
Monte Alto Agora
Clube FM28/02/2018 - 11:50
Paróquia do Senhor Bom Jesus completa 120 anos e recebe homenagem da Câmara
Padres e irmãs da paróquia receberam homenagem/Foto: Ronaldo Maguetas

 

A paróquia do Senhor Bom Jesus completou 120 anos de instalação canônica no dia 28 de janeiro e, por iniciativa do vereador Thiago Cetroni (Rede), recebeu uma moção de congratulação, aprovada por unanimidade em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, 26.

A homenagem, subscrita pelo vereador Heraldo Soares (PSB), foi acompanhada pelo pároco, Luiz Gustavo, pelos padres Zezo e Marciel, pelas religiosas, irmãs Maria Helena, Zenaide e Inês, pelo presidente do Sindicato Rural, Aparício Garbin Filho, e por paroquianos.

A criação da paróquia do Senhor Bom Jesus deu-se solenemente em 28 de janeiro de 1898, quando ela foi desmembrada de Jaboticabal. O padre José Bento da Costa foi nomeado vigário responsável pela paróquia recém-criada, exercendo seu ministério até 3 de outubro de 1900.

Com o passar do tempo, a igreja matriz se tornou pequena, sendo necessário construir outras capelas, dividindo a Paróquia em comunidades menores, ficando a matriz como Comunidade Mãe.

Em 17 de agosto de 1917, dom José Marcondes, bispo da diocese de São Carlos lança a pedra fundamental da nova matriz. Em março de 1929, a imagem do Senhor Bom Jesus é levada para o novo santuário e é solenemente inaugurado o novo santuário do Senhor Bom Jesus de Monte Alto.

O sentimento religioso começou logo a atrair os moradores das redondezas para a festividade do padroeiro, celebrada sempre em 6 de agosto, a então festa da transfiguração, atualmente chamada de Festa do Senhor Bom Jesus.

Thiago disse que a celebração do Jubileu pode ser pensada sobre três olhares: passado, presente e futuro. “Passado com gratidão, agradecidos a tudo, que segue conosco como memória; Presente, o hoje, com Fé na vida, chamada de gratidão. Futuro, que já começou e olha para cada um de nós com esperança, que é a nossa tarefa cristã”, ressaltou.

Convidado falar, Luis Gustavo disse que o momento era de grande alegria. “Salve terra de São Paulo e do Brasil, onde reina o Bom Jesus”, comemorou, citando trechos do hino a Monte Alto. Como representante da comunidade, ele também lembrou que a presença do Senhor Bom Jesus já se fazia presente, antes da fundação do município, pois Porfírio Pimentel era seu devoto. “Nossa cidade é abençoada e próspera. Nossa história é muito rica, pois temos a honra de ter o próprio Deus abençoando o nosso povo”, completou.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2018   site: an|design