Sem desânimo: dicas para aproveitar o carnaval com saúde
Monte Alto Agora
Clube FM09/02/2018 - 09:19
Sem desânimo: dicas para aproveitar o carnaval com saúde
Hidratar-se é fundamental durante os dias de folia

 

Não é nada fácil manter a disposição durante e depois da maratona de blocos e desfiles no carnaval. O desgaste, adquirido na folia, porém, pode ser evitado com dicas simples. A cardiologista infantil e médica do exercício e do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Silvana Vertematti, enfatiza a importância da alimentação e hidratação.

No cardápio, alimentos gordurosos e calóricos não devem estar presentes. Segundo a médica, é preciso optar por produtos leves e frescos, principalmente ricos em vitamina C, para garantir que a imunidade não baixe durante e após a diversão. "É bom dar preferência a alimentos leves como verduras, legumes, carnes magras e carboidratos. Entre as opções estão: frango, peixe, carnes vermelhas sem gordura, melão, uva, brócolis, melancia, alface, cenoura, pães integrais, castanhas com frutas secas e queijo branco ou cottage", reforça.

Os produtos ácidos também devem ser pouco consumidos neste período. Silvana ressalta que essa característica, aliada ao consumo de álcool, comum entre os foliões, pode desencadear irritações no estômago.

O hábito de ingerir bebidas alcoólicas acarreta outro problema: a desidratação. A especialista explica que o álcool inibe os mecanismos antidiuréticos do organismo, daí a importância de se intercalar com o consumo de água. "A cada cerveja ou drink, deve-se beber, em média, de uma a duas garrafas de 500 ml água. Isso porque o álcool estimula a perda de líquido pela urina, o que pode provocar, além da desidratação, dor muscular e baixa imunidade", afirma.

Mas se depois de todos os cuidados veio aquela indisposição, boca seca e dores fortes na cabeça, é possível que a ressaca tenha dado o ar das graças. Nessa situação o melhor é consumir alimentos que auxiliarão na destoxificação do organismo e hidratação. Assim, abuse de água e água de coco. Também podem ser consumidos isotônico e suco verde, produzidos em casa.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2018   site: an|design