Vigilância em Saúde faz alerta sobre hanseníase
Monte Alto Agora
Clube FM18/01/2018 - 10:18
Vigilância em Saúde faz alerta sobre hanseníase

 

A Prefeitura de Monte Alto, através da Vigilância em Saúde, está fazendo uma campanha com foco no combate à hanseníase - a Janeiro Roxo.

A hanseníase, conhecida antigamente como lepra, é uma doença que atinge a pele e os nervos. Sua transmissão se dá através do contato com o paciente portador do vírus. Segundo o Ministério da Saúde, em 2016 foram registrados no Brasil mais de 28.000 casos da doença.

Uma pessoa infectada pelo bacilo, nome dado ao vírus proveniente à doença, pode ter sintomas como manchas na pele, diminuição da sensibilidade, dor nos nervos, formigamento e caroços pelo corpo. O bacilo tem uma reprodução lenta e pode demorar a surgir os primeiros sinais.

O tratamento é oferecido em todas as unidades de saúde e logo após a primeira dose da medicação, o paciente não transmite mais a doença. Com a duração de seis a 12 meses, o tratamento garante a eliminação da doença. Seu uso incorreto ou a interrupção do tratamento sem ordem médica leva ao aparecimento de complicações que dificultam a cura.

O Brasil aparece em 2º lugar na lista dos países onde é maior o número de novos casos da hanseníase. Fica atrás somente da Índia e à frente da Indonésia, todos países com populações grandes e espalhadas por território extenso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil carrega ainda outro título - é o único onde a doença é, ainda, um problema de saúde pública: quando a taxa de prevalência, aquela que considera o número de pessoas em tratamento no momento em que o dado é coletado, é maior que uma pessoa a cada 10 mil.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2018   site: an|design