Papai Noel, árvore de Natal - saiba como surgiram os símbolos natalinos
Monte Alto Agora
Clube FM23/12/2017 - 15:59
Papai Noel, árvore de Natal - saiba como surgiram os símbolos natalinos

Antes de explicar sobre os símbolos natalinos, é importante lembrar que o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabe com exatidão o dia do nascimento de Jesus.

Antes de ser fixado o nascimento de Cristo no dia 25 de dezembro, aconteciam nesta data as comemorações pelo sol invencível (Solis Invictus), em agradecimento aos raios solares que ficavam mais fortes.

Mas por ser uma festa pagã, que adorava um elemento da natureza e não a Deus, os cristãos adotaram-na com outro sentido, o do Natal, sendo oficialmente registrada pelo papa Libério, em 354.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las no dia 6 de janeiro, dia de Reis.

 

 


Árvore de Natal

Há aproximadamente dois mil anos antes do nascimento de Cristo, os povos indo-europeus já utilizavam árvores com uma finalidade religiosa, pois defendiam que elas eram uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza.

Os primeiros registros, porém, de sua adoção pelo Cristianismo vêm do norte da Europa, terra dos pinheiros, a clássica árvore de Natal, no começo do século XVI. No antigo calendário cristão, o dia 24 de dezembro era dedicado a Adão e Eva, cuja história era encenada nas igrejas e o paraíso era representado por uma árvore carregada de frutos.

As pessoas passaram, então, a montar essas alegorias em suas casas com árvores cada vez mais decoradas com velas (que simbolizavam a luz de Cristo), estrelas (estrela de Belém) e rosas (em homenagem à Virgem Maria). A árvore de Natal se difundiu pelo resto do planeta a partir de 1841, quando o príncipe Albert, marido da rainha Vitória, montou uma delas no palácio real britânico. Como naquela época o império vitoriano dominava mais de meio mundo, o costume logo se tornou universal e atualmente ela representa alegria, união e tudo de bom que o Natal traz.


Anjo
Representa o anjo Gabriel, que anunciou o nascimento de Cristo a Maria.
 


Velas
As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse: ”Eu sou a luz do mundo. Quem anda comigo não anda nas trevas”. Cada Natal deve renovar a fé em Jesus e o empenho de viver n’Ele, na sua luz.

 


Guirlanda

Esse adorno natalino feito com flores, frutas ou ramagens entrelaçadas é muito utilizado nas portas das casas e dá um charme especial a qualquer decoração de Natal. O uso da guirlanda vem da Roma Antiga, pois segundo a tradição dos romanos, oferecer um ramo de planta significa um voto à saúde. Assim, eles colocavam coroas nas portas para favorecer a saúde de todas as pessoas da casa.

 


Presépio

Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis magos e os pais do menino. Sua origem vem do século XIII, quando São Francisco de Assis fez uma pregação acerca do nascimento de Jesus na noite de Natal e, com autorização do Papa, decidiu montar um cenário com a imagem do menino Jesus em um presépio de palha rodeado por um boi e um jumento vivos para tornar real aquele momento tão importante para os católicos.

 


Papai Noel

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho, com roupas nas cores vermelha e branca, com cinto preto.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A propaganda fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

 


Presentes
Simbolizam os presentes que os reis magos levaram para Jesus. E por ser no fim do ano, os pais avaliam o comportamento dos filhos; Papai Noel só daria a prenda para quem tivesse um bom comportamento durante o ano. Vem daí a tradicional troca de presentes que ocorre à meia-noite do dia 24 de dezembro. O presente de Natal se torna para as crianças uma espécie de recompensa por suas boas ações.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2018   site: an|design