Encontro municipal debate mortalidade materna e infantil
Monte Alto Agora
Clube FM21/12/2017 - 20:15
Encontro municipal debate mortalidade materna e infantil

 

Para tentar diminuir índices, a Prefeitura de Monte Alto organizou o 2º Encontro do Comitê de Mortalidade Materna e Infantil de Monte Alto, com a presença de representantes de instituições governamentais e sociedade civil.

A pauta teve como objetivo discutir a importância do comitê que visa identificar a magnitude da mortalidade, aumentar a quantidade e a qualidade do conhecimento disponível sobre os níveis do óbito, suas causas e os fatores que a determinam. Além disto, a intenção era propor medidas que previnam a ocorrência de novas mortes maternas e infantis, permitindo avaliar os resultados da assistência prestada às gestantes e crianças no município, recomendar ações na organização de serviços, formação e reciclagem de recursos humanos e participação comunitária. Os indicadores de casos de mortalidade infantil e materna no Brasil, comparando com dados de outros países, desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Segundo o diretor da Vigilância em Saúde, Julio César David Pereira, a investigação não tem caráter punitivo, mas de aprofundamento e qualificação da estratégia, no intuito de recomendar mudanças nas ações, no processo de cuidado e no processo de gestão para que novos óbitos não aconteçam, pois muitos dos casos de morte desta natureza no Brasil poderiam ser evitados.

Os números, na região de Ribeirão Preto, aumentaram de 3 a 4 casos por ano para, aproximadamente, 20 por ano na última década. Devido a esse crescimento na região e também no estado de São Paulo, a implementação do comitê vem para desenvolver soluções para garantir o direito à vida das pessoas. “Conscientizar os formuladores de políticas, as instituições de assistência, as equipes de saúde e a comunidade sobre a gravidade da morte materna e infantil e seus efeitos e as formas de evitá-las é a nossa missão aqui no comitê”, explicou a secretária de Saúde, Sueli Melo.

A criação do comitê também atende o decreto municipal 3.600, de 4 de julho de 2017, e a obrigatoriedade do cumprimento do decreto estadual 62.111, de 15 de julho de 2016.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2018   site: an|design