Monte Alto conquista o selo de Município Verde Azul
Monte Alto Agora
Clube FM14/12/2017 - 10:11
Monte Alto conquista o selo de Município Verde Azul
O interlocutor do PMVA, Tadeu Nunes, mostra o troféu

 

Depois de quatro anos, Monte Alto voltou a conquistar o selo de Município Verde Azul. A cidade somou 84,97 pontos e ficou na 24ª posição do ranking entre os municípios paulistas que também conseguiram a certificação. O vice-governador Márcio França anunciou o Ranking Ambiental 2017 do Estado de São Paulo nesta quarta-feira, 13, durante a comemoração de 10 anos do Programa Município VerdeAzul (PMVA).

Das 645 cidades paulistas que participaram do programa neste ano, somente 48 receberam a certificação. O resultado de Monte Alto fez com que os representantes do município comemorassem. “Esta conquista é compartilhada com todos da Prefeitura que abraçaram conosco este desafio, os munícipes que colaboraram com os trabalhos e membros do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). Isso mostra o comprometimento e seriedade de todos os envolvidos com a causa, pois não se trata de uma nomeação, mas a luta em tornar o município um local melhor”, enfatizou o interlocutor do PMVA, Tadeu Veronezi Nunes.
 
Já como resultado da cetificação, o prefeito João Paulo Rodrigues (PDT) assinou um convênio no valor de R$ 300 mil com o FECOP - Fundo Estadual de Controle da Poluição Ambiental, para aquisição de uma nova pá carregadeira.
 
Segundo os envolvidos no programa, o desafio agora aumenta pois representa não apenas a manutenção do certificado em Monte Alto nos próximos anos, mas a melhoria no ranking. “Para isso, iniciamos já as atividades que serão apresentadas no final de 2018, aumentando o número de ações e buscando um maior envolvimento de todos”, lembrou Tadeu.
 
Novo Horizonte, pelo terceiro ano consecutivo, lidera o ranking dos municípios do PMVA. O município do norte paulista obteve 97,45 de pontuação. Na segunda colocação ficou Fernandópolis, com 96,22 e, em terceiro, Pederneiras, com 94,61.
 
O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Em 2017 houve novidades para os municípios que aderiram ao PMVA, com duas pré-certificações, que aconteceram em junho e setembro, além da participação nos encontros do Ambiente Móvel.
 
O Programa
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
 
Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.
 
A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.
 
Histórico de Monte Alto
Monte Alto participa do PMVA desde 2009 e recebeu a certificação em 2010 (77ª colocação - 84,06 pontos), 2011 (110ª - 83,36) e 2012 (73ª - 86,07). As notas da cidade começaram a cair a partir de 2013, quando não conseguiu mais a certificação: 69 pontos, ficando na 154ª posição do ranking. No ano seguinte, Monte Alto foi para sua pior classificação: 156ª, com 74,38 pontos. Em 2015, a colocação foi melhor, 129ª, mas a nota, 76,17, não foi suficiente para a certificação. Em 2016, a cidade ficou na 140ª colocação (63,56 pontos), 


Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Comentários
Monte Alto Agora
Cidadão
Aí vem uma pessoa e mostra que é possível fazer, em menos de um ano, o que tem gente que teve mais de 4 pra trabalhar e não conseguiu nada. Parabéns Tadeu, aqui o meu reconhecimento ao seu empenho.
14/12/2017
Monte Alto Agora
Últimas notícias Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2018   site: an|design