Santa Casa recebe homenagem da Câmara por seus 100 anos de serviço
Monte Alto Agora
Clube FM22/11/2017 - 10:50
Santa Casa recebe homenagem da Câmara por seus 100 anos de serviço
Diretoria da Santa Casa recebe placa comemorativa

 

A Irmandade de Misericórdia de Monte Alto completou 100 anos de fundação na cidade e, por isso, ganhou uma homenagem da Câmara Municipal, em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, 21. A moção de congratulação é de autoria da vereadora Maria do Carmo Irochi Coelho (PRP).

A criação da Santa Casa foi liderada pelo médico Raul da Rocha Medeiros, que apresentou a comerciantes, fazendeiros, políticos e profissionais liberais a ideia de criar uma irmandade para construir, equipar e administrar um hospital na cidade.

Duas reuniões, nos dias 20 e 28 de janeiro de 1917, prepararam e discutiram os estatutos da entidade - o primeiro passo no rigor administrativo e solidez financeira. Além disso, essas reuniões serviram também para arregimentar novos membros para a irmandade, que crescia e ganhava notoriedade a cada dia. No dia 11 de fevereiro do mesmo ano, a Assembleia Geral fundou a Irmandade de Misericórdia de Monte Alto, que contou inicialmente com 87 irmãos fundadores. Eles assinaram o primeiro livro de atas, doaram 10 mil réis cada e elegeram a primeira diretoria da entidade - o provedor era Raul da Rocha Medeiros e seu vice, José Saccomano.

Depois de eleita a diretoria, começaram os trabalhos para a construção do hospital. Metade do terreno foi doado pelo farmacêutico Benedito Thiago de Camargo. A outra parte foi anexada das propriedades de Luis de Santos Dumont, irmão do inventor do avião, Alberto Santos Dumont.

Após a construção do prédio, com capacidade para 40 leitos, em 14 de junho de 1924, a Santa Casa abriu suas portas e recebeu seu primeiro paciente: José Matiolli, de 11 anos, de Vista Alegre do Alto. Poucos dias depois, ele teve alta da sua apendicite e voltou para casa.

Em 1950 é construída a maternidade, com sala de parto, berçário, enfermagem, quartos, salas e sanitários. Em 1951 é inaugurado o ambulatório, na parte térrea, com sala de espera, secretaria, atendimento e seis consultórios médicos. Em 1975 inaugura-se o bloco de três pavimentos, com pediatria, quartos particulares, berçário, isolamento e instalações para laboratório de análises clínicas.

Desde 1996, sob o comando do provedor Roberto Afonso Colatreli, a Santa Casa de Monte Alto está colocada entre as principais do estado de São Paulo. Entre as suas características estão os leitos de UTI, centro de radiologia, ambulâncias, equipamentos médicos de última geração, construção de novas cozinha e lavanderia, ampliação da sala de cirurgia e a criação do núcleo de oncologia.

Em 2009, a Santa Casa de Monte Alto foi eleita a quarta melhor da região de Ribeirão Preto e a oitava mais bem conceituada do estado. Em termos nacionais, ela está entre as 20 melhores entidades do Brasil.

Nessa trajetória de dedicação ao próximo, estão presentes as irmãs religiosas da Congregação de São Carlos Borromeu-Scalabrinianas, que desde o primeiro dia de funcionamento, prestam serviços diariamente na Santa Casa. Uma delas, a irmã Assunta Marchetti, está em processo de beatificação no Vaticano.

Bastante emocionado, Beto Colatreli agradeceu a homenagem. "Essa congratulação significa a celebração do êxito de um trabalho de valor, que dá o sentido da própria existência da Santa Casa. Que nossos feitos se tornem motivo de orgulho para nossos sucessores", ressaltou.

A Santa Casa recebeu uma placa comemorativa e todos os provedores foram homenageados, assim como os médicos, funcionários e irmãs que atualmente trabalham na entidade foram homenageados.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Comentários
Monte Alto Agora
Percival
Uma grande maioria dos homenageados pelo poder legislativo como é o caso da Santa Casa tem mérito pelos serviços prestados à cidade de Monte Alto. Mas isso está passando do limite. Será que precisamos de 13 vereadores pra isso? Não existe mais nada pra ser feito? Precisamos da reforma política urgente para todos os níveis de representação, feita através de plebiscito, não adianta deixar o cachorro cuidando da linguiça!
22/11/2017
Monte Alto Agora
Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2017   site: an|design