Ainda sem solução, problema na Saúde gera debate entre vereadores
Monte Alto Agora
Clube FM14/11/2017 - 15:27
Ainda sem solução, problema na Saúde gera debate entre vereadores
Sueli Melo recebeu os vereadores Gerber, Maria Helena e Heraldo

 

Os problemas da área da Saúde em Monte Alto ainda não foram resolvidos e os vereadores debateram possíveis soluções para o caso, em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, 13.

A vereadora Maria do Carmo Irochi Coelho (PRP) apresentou um pedido de informação para sanar algumas dúvidas, como quantos médicos atendem no pronto socorro e se todas as especialidades estão cobertas. "Estamos sendo acusados pela população de sermos omissos, de não nos posicionarmos. Sei que o vereador fiscaliza, não executa, mas precisamos tomar uma atitude, porque, sob meu ponto de vista temos que ser mais duros - estamos mornos", comentou. "Ouvi o prefeito (João Paulo Rodrigues - PDT) no rádio afirmando que diante da questão iria se silenciar; ele precisa se explicar", ressaltou Maria do Carmo, que pediu a presença da secretária de Saúde, Sueli Melo, ou alguém da Humaniza (empresa responsável por gerir os profissionais do PS) para explicar a situação.

Já Julio Raposo do Amaral Neto (PMDB) elogiou as ações de João Paulo. "A Coopersama (cooperativa através da qual a população era atendida no PS) foi retirada para aliviar a folha de pagamento da Prefeitura. Dessa forma, o funcionário público pode ter aumento de salário no próximo ano", lembrou. Julio também afirmou que demitir e contratar funcionários para as unidades de saúde não é tarefa fácil. "Tem que instaurar um processo administrativo, o que leva tempo. Pra colocar outro no lugar é necessário um concurso público. Essa situação existe porque o prefeito está querendo cumprir a lei: que os médicos façam o horário de trabalho de quatro horas". Ainda assim, ele também sugeriu ouvir o prefeito.

Layrton Infante (PP) alegou que falta atitude da administração. "Estamos, sim, sendo omissos, porque não estamos cobrando. Em regime de urgência, aprovamos um projeto de lei que trata da qualificação de entidades para atuar na Saúde, em junho, e o chamamento público não houve ainda". O vereador reclamou também que não houve conversa sobre o aumento para o funcionário municipal.

De acordo com o regimento interno da Câmara, os vereadores podem convocar os secretários municipais para prestar informações sobre assuntos inerentes as suas funções. Em junho deste ano, a secretária de Educação, Sueli Amanteia, usou a tribuna da Câmara para esclarecer as dúvidas dos vereadores.

Reunião
Na semana passada, o presidente da Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo da Câmara, João Carlos Gerber (PR), e os vereadores Heraldo José Marqueti Soares (PSB) e Maria Helena Rettondini (PTB) estiveram com a Secretária da Saúde, Sueli Melo, para cobrar uma posição sobre os problemas da pasta.

Sueli afirmou que todos os esforços estão sendo empenhados para a normalização dos atendimentos. "Acredito que em um prazo de 15 a 20 dias tudo será solucionado", finalizou.

Entenda o caso
Vários médicos têm pedido demissão do pronto socorro porque discordam das condições de trabalho do Instituto de Estudos e Pesquisas Humaniza, empresa contratada em setembro, em caráter emergencial, para gerir os profissionais.

Além disso, alguns médicos das unidades de saúde entraram em greve alegando condições precárias de trabalho. A Prefeitura afirma que a paralisação se deu após serem forçados a cumprir o horário de trabalho de 4 horas, previsto em contrato.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Comentários
Monte Alto Agora
Monte Alto Agora
Obrigada, Fabrício! O partido do Julio eu errei, mas o do Heraldo está assim no site da Câmara...
14/11/2017
Monte Alto Agora
Fabricio Nogales
Os Vereadores Julio Raposo e Heraldo, não são filiados ao PSDB e sim PMDB e PSB respectivamente.
14/11/2017
Monte Alto Agora
Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2017   site: an|design