Horário de verão começa neste domingo, 15
Monte Alto Agora
Clube FM11/10/2017 - 14:43
Horário de verão começa neste domingo, 15

Neste fim de semana começa o horário de verão. Na noite de sábado, 14 de outubro, para domingo, 15, a partir da 0h, os ponteiros dos relógios das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste devem ser adiantados em uma hora em relação ao horário de Brasília.

A mudança vai até 18 de fevereiro de 2018, como o decreto 6.558 de 2008 determina: a data para ajustar o relógio deve começar no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente.

A mudança vai acontecer mesmo depois de toda a polêmica sobre se o governo deveria manter ou não o horário de verão. É que, segundo especialistas, ele já não tem mais tanta eficácia na economia de energia no Brasil. No ano passado, a mudança gerou uma economia de R$ 159,5 milhões por causa da redução do uso das usinas termelétricas durante o período de vigência da medida. Em 2015, a economia foi de R$ 162 milhões.

O valor alcançado nos 126 dias em que durou o horário em 2016 é considerado irrelevante para o setor elétrico, e tem sido assim nos últimos anos, por isso sua manutenção foi questionada.

A lógica do horário de verão é que quanto mais distante uma região está da linha do Equador, mais longos são os dias de verão e, com isso, as pessoas e empresas podem aproveitar mais a luz do dia sem ter que recorrer à energia - elétrica. É por causa disso que a alteração não vigora nos Estados do Norte e Nordeste..

Estudos realizados pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram que o consumo de eletricidade pela população atualmente está sendo mais influenciado pela temperatura do período do que pela luz do dia.

Uma das principais razões para essa mudança é a popularização dos aparelhos de ar-condicionado. Como o calor é mais intenso no fim da manhã e início da tarde, os picos de consumo são registrados atualmente nesse período. Segundo a. ONS, o horário de pico ocorre entre 14h e 15h, e não mais entre 17h e 20h. O estudo da ONS mostra que a economia de energia entre 17h e 20h ainda ocorre, mas é menor do que o aumento do consumo verificado durante as madrugadas por causa do ar condicionado. Mesmo assim, o Ministério das Minas e Energia decidiu manter o novo horário este ano. Mas não é certeza se 2018 terá um horário de verão.

Quando a pesquisa da ONS foi divulgada, o diretor-geral do órgão, Luiz Eduardo Barata, afirmou que se o horário de verão não fosse mais adotado não haveria impacto no setor elétrico, mas disse ser inegável os ganhos que a alteração traz para o turismo e para a rotina da população. O Palácio do Planalto estuda fazer uma enquete para saber a opinião da população sobre o assunto.

* Informações: UOL



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Comentários
Monte Alto Agora
JOÃO ELETRECISTA
Garanto, esse horário é pura ilusão, se gasta a mesma coisa, principalmente quem acorda cedo.
17/10/2017
Monte Alto Agora
Americo
Esse horário só deixa a gente cansado.
17/10/2017
Monte Alto Agora
Alex
Pará quem acorda todo dia as 5:30 da manhã esse horário é péssimo.
17/10/2017
Monte Alto Agora
Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2017   site: an|design