Em carta aberta, médicos de Monte Alto anunciam paralisação a partir de segunda, 16
Monte Alto Agora
Clube FM11/10/2017 - 11:14
Em carta aberta, médicos de Monte Alto anunciam paralisação a partir de segunda, 16

 

Em uma carta aberta à população de Monte Alto, os médicos da rede pública de saúde anunciaram uma paralisação a partir desta segunda-feira, 16.

De acordo com o texto (que pode ser lido na íntegra, abaixo), "a saúde de monte alto está na UTI" . Dessa forma, em conjunto, os médicos decidiram esclarecer os motivos que os levaram a agir de tal forma.

Segundo os médicos, há muito tempo estão sendo solicitadas melhorias, como aumentar os serviços de suporte como nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, reajustar os salários e revitalizar as estruturas físicas - salas de curativos com macas adequadas, material e produtos de qualidade, por exemplo.

Ainda de acordo com a carta, por 3 semanas os médicos tentaram conversar com o prefeito, João Paulo Rodrigues (PDT) e com a secretária de Saúde, Suei Melo, mas foram "em todas as tentativas, ignorados".

 

Carta aberta dos médicos à população de Monte Alto - 11/10/2017

 

Pedimos este espaço para falar com a nossa querida população do município de monte alto.

Agradecemos, desde já, a atenção de vocês.

A saúde de Monte Alto está na UTI. Decidimos, em conjunto, esclarecer a vocês, os motivos da nossa tristeza e indignação, além das atitudes que nos vimos obrigados a tomar.

Há muito tempo, nós médicos, estamos solicitando melhorias na saúde, tais como

1 – rapidez na realização de exames de laboratório e exames de imagem, como urina, hemograma, raio x, ultrassom, tomografias. Pois quem já precisou sabe o quanto demora: urina (ate 1 mês) ultrassom de gestantes ( 3 meses), tomografias (até 1 ano)

2 falta de medicamentos na farmácia: ficamos meses sem medicamentos simples para pacientes com hipertensão e também sem antibióticos importantes nos tratamentos de pneumonias, infecções urinárias, dentre tantos outros

3- retorno das farmácias aos postos dos bairros, pois vemos dia-a-dia, a dificuldade dos idosos e dos pacientes que não tem meios de locomoção para irem ate o centro buscar medicamentos que deveriam ser entregues nos postos próximos ao seu domicilio.

4- aumentar os serviços de suporte como nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, pois os que estão na rede ficam sobrecarregados com a quantidade de trabalho e isso gera uma fila de espera de meses ou ate anos.

5 – melhorias nas estruturas físicas como salas de curativos com macas adequadas, material e produtos de qualidade, cadeiras suficientes nos corredores, áreas para crianças nos postos de atendimento dos pediatras, pois todos os dias vemos nos corredores mães cansadas com seus filhos nas cadeiras, idosos sentados no chão aguardando atendimento, e ate gente sentada na beira da calçada por falta de estrutura física e péssimos planejamentos das nossas unidades.

6 – aumentar a equipe de secretarias dos médicos e de técnicos de enfermagem que tanto nos ajudam, porém estão exaustas e sobrecarregadas por trabalharem para 5 ou 6 médicos, com agendamentos e auxílio nos exames. 

7- manutenção dos salários dos médicos, vejam que aqui não pedimos qualquer aumento, pedimos apenas a manutenção dos nossos salários, pois nos últimos 2 meses estamos sofrendo reduções salariais e reduções nos nossos vale-alimentação, para os médicos que são concursados. Cortes de pagamento nos plantões dos colegas do pronto socorro, sem qualquer redução da carga horaria, além de estarmos trabalhando na especialidade (posto Silvio Govone) há 30 dias sem qualquer contrato de trabalho e sem garantias de que receberemos nosso salario. Porém, não paramos de atender nossas agendas e nem de arcar com nossas responsabilidades.

Caros munícipes, em meio a todo esse caos que estamos descrevendo, lá esta o médico, sim, lá estamos nós, vistos diariamente por vocês como um salvador, como o único que seria capaz de ajudar a você, ao seu pai, a sua mãe, o seu irmão, os seus avós.

Mas não, não somos salvadores, não somos mágicos! Não somos capazes de ajudar vocês, a não ser que nos sejam dadas melhores condições de trabalho. Como vamos trabalhar sem ferramentas? Como vamos fazer diagnósticos sem exames? Como vamos tratar vocês sem remédios? E agora como vamos fazer isso sem salário, e sem os mínimos direitos de trabalho garantidos? Como?

Já tentamos por 3 semanas conversar com o prefeito e com a secretária de saúde, fomos, em todas as tentativas, ignorados. Não recebemos respostas nem das nossas cartas marcando reuniões com eles.

Estamos aqui, agora, pedindo duas coisas a vocês:

1. Pedindo desculpas, pedindo que vocês nos desculpem por não termos mais como atende-los nessas condições. Pois sabemos o quanto vocês precisam dos atendimentos que nós fazemos. Mesmo que não sejam perfeitos, são o melhor que podemos dar.

Iremos realizar uma paralização do atendimento à partir da próxima segunda-feira dia 16/10 para que sejamos ouvidos, para que nossos pedidos sejam atendidos.

Vejam bem, não pedimos demissão de nossos empregos, apenas queremos melhores condições de continuar trabalhando

2. Pedindo o apoio de vocês para que essa luta que estamos iniciando seja breve, e que lutemos juntos por essas melhorias. Pedimos que vocês entendam que os médicos estão unidos, como nunca, para lutarmos por tudo isso, e que venceremos, e a nossa vitória será dedicada a cada um de vocês!

 

Agradecemos o espaço que nos foi cedido, e esperamos que tudo dê certo!

Médicos de Monte Alto



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Comentários
Monte Alto Agora
Augustinho
adorei o atendimento da nova equipe de enfermagem do PS
11/10/2017
Monte Alto Agora
GUSTAVO
SR MEDICOS POR GENTILEZA TRABALHEM. CUMPRAM COM O JURAMENTO FEITO E PERMANEÇAM NO HORARIO ESTABELECIDO A SERVIÇO DA POPULACAO. SÓ ISSO.
11/10/2017
Monte Alto Agora
suely
eles querem médicos na secretaria de saúde.....isso já justifica alguma coisa!
11/10/2017
Monte Alto Agora
jão
médicos, porque não assinaram a carta?
11/10/2017
Monte Alto Agora
Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2017   site: an|design