Saiba como descartar corretamente medicamentos não usados ou vencidos
Monte Alto Agora
Clube FM03/10/2017 - 09:28
Saiba como descartar corretamente medicamentos não usados ou vencidos

 

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, está fazendo uma campanha sobre o descarte consciente de medicamentos vencidos ou inutilizados. A ação visa um sistema de gerenciamento de resíduos de produtos de saúde e objetiva uma redução de riscos ao bem-estar da população e ao meio ambiente.

O descarte incorreto de medicamentos pode ocasionar a poluição de águas subterrâneas e do solo, além de ingestão acidental por animais. Segundo a Brasil Health Service, para cada 1kg de medicamento descartado no lixo comum ou no vaso sanitário, cerca de 450 mil litros de água são contaminados. O solo contaminado por compostos farmacêuticos é dificilmente tratado, já que absorve os elementos químicos que compõem os remédios. Um estudo do ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto), que utilizou plantas anaeróbicas para tratar o solo, indicou que os medicamentos não são totalmente removidos.

A Farmácia Municipal recebe os medicamentos vencidos de toda a população para fazer a triagem e descarta-los corretamente. Nos últimos 30 dias, foram descartados de maneira consciente mais de 175 quilos de medicamentos, representando a preservação de 78.750 mil litros de água. O brasileiro consome, em média, 159 litros de água ao dia, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Essa ação preservou a qualidade de água consumida por 495.283 pessoas durante um dia. Aproximadamente 10 dias de toda a população de Monte Alto.

Como e onde descartar medicamentos
Plantas medicinais: Podem ser descartadas no lixo comum, pois são considerado lixo orgânico. Se estiverem encapsuladas devem ser descartadas em local específico para medicamentos.

Medicamentos alopáticos sólidos (antibióticos, anti-inflamatórios etc.), cápsulas com extratos secos, medicamentos homeopáticos líquidos e glóbulos homeopáticos: Devem ser descartadas em local específico para medicamentos.

Recipientes de vidro dos produtos homeopáticos: Devem ser limpos com água fervente e encaminhados para o local específico para medicamentos.

Recipientes de vidro de medicamentos alopáticos (xaropes, soluções etc.): Não retirar o restante do produto da embalagem - eles devem ser levados em local específico para medicamentos.

Recipientes plásticos que acondicionam semi-sólidos como cremes, pomadas e loções: Devem ser limpos com papel e depois em água corrente com sabão. Em seguida o recipiente e o papel usado para retirada do excesso de produto devem ser encaminhados ao local de descarte específico para medicamentos.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Comentários
Monte Alto Agora
Povo
Como se faz para descartar uma administração de saúde ruim?
03/10/2017
Monte Alto Agora
Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2017   site: an|design