Monte Alto dá primeiro passo para criar Comitê de Prevenção à Morte Materna e Infantil
Monte Alto Agora
Clube FM22/09/2017 - 13:47
Monte Alto dá primeiro passo para criar Comitê de Prevenção à Morte Materna e Infantil
Julio Cesar e Sueli conduziram reunião sobre Comitê de Prevenção e Vigilância à Morte Materna e Infa

Atendendo o que está previsto em decretos estadual e municipal, a equipe da Secretaria de Saúde de Monte Alto  tem conversado sobre a criação do Comitê de Prevenção e Vigilância à Morte Materna e Infantil.

Membros de instituições governamentais e da sociedade civil organizada, cuja área de atuação é a saúde materna e infantil paticiparam da primeira reunião - compareceram representantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Coordenação de Atenção Básica e Ambulatório de Saúde da Mulher, Irmandade de Misericórdia da Santa Casa, Secretaria de Educação,do Lions Clube, Conselho de Saúde, Secretaria de Saúde, unidades de saúde e do departamento de Vigilância em Saúde.

Os objetivos do comitê são identificar a mortalidade, aumentar a quantidade e a qualidade do conhecimento disponível sobre o óbito - suas causas e os fatores que o determinam, e propor medidas que previnam a ocorrência de novas mortes materna e infantil. A equipe também quer avaliar os resultados da assistência prestada às gestantes e crianças no município, além de recomendar ações na organização de serviços, formação/reciclagem de recursos humanos e participação comunitária.

Segundo o diretor da Vigilância em Saúde, Julio Cesar David Pereira, a investigação não tem caráter punitivo, mas de aprofundamento e qualificação da estratégia, no intuito de recomendar mudanças nas ações, no processo de cuidado e no processo de gestão para que novos óbitos não aconteçam, pois muitos dos casos poderiam ser evitados. “Conscientizar os formuladores de políticas, as instituições de assistência, as equipes de saúde e a comunidade sobre a gravidade da morte materna e infantil, seus efeitos sociais e de saúde e as formas de evitá-la é a missão do comitê”, enfatizou a secretária de Saúde, Sueli Melo. "A mortalidade materna e infantil é, portanto, um bom indicador da realidade socioeconômica de um país e da qualidade de vida de sua população. Ela também aponta a determinação política de uma nação em realizar ações de saúde coletivas e socializadas", completou.

Os Comitês de Prevenção à Morte Materna e Infantil são organismos de natureza interinstitucional, multiprofissional e confidencial, que visam identificar todos os óbitos e apontar medidas de intervenção para a sua redução na região de abrangência.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2017   site: an|design