Monumento aos Imigrantes Japoneses é tombado como Patrimônio Público
Monte Alto Agora
Clube FM06/09/2017 - 09:20
Monumento aos Imigrantes Japoneses é tombado como Patrimônio Público
Monumento aos Imigrantes Japoneses, erguido no bairro rural Água Limpa

O Monumento aos Imigrantes Japoneses, localizado no bairro rural Água Limpa, foi tombado como Patrimônio Público, Histórico e Cultural, de acordo com um projeto de lei proposto pelos vereadores João Picolo (PDT) e Julio Zacarin Neto (PPS). O texto ainda precida ser sancionado pelo prefeito, João Paulo Rodrigues (PDT).

De acordo com os autores do projeto a intenção é proteger o patrimônio do município, reconhecendo seu valor imaterial. O monumento foi construído para homenagear os primeiros colonizadores japoneses que chegaram por volta de 1939 em Monte Alto. As famílias nipônicas foram pioneiras no plantio de algodão, reduzindo drasticamente a lavoura de café (em razão da crise no setor cafeeiro), e contribuindo com o progresso e desenvolvimento da agricultura no município. 

Logo após a vinda das primeiras famílias, o número de imigrantes japoneses triplicou. Em 1940, foi fundada a primeira cooperativa agrícola, com 80 cooperados, todos japoneses. Essa cooperativa impulsionou a atividade agrícola local, colaborando para tornar a cidade conhecida nacionalmente pela produção de mamão e, posteriormente, a cebola. “Levamos em consideração a importância da cultura japonesa para Monte Alto, e este projeto visa preservar a homenagem ao povo nipônico, que de forma árdua, ajudou no progresso de nossa cidade”, justificaram Picolo e Julio Zacarin. 

Como Município de Interesse Turístico (MIT), Monte Alto pretende criar rotas de turismo rural, com pontos de parada em capelas e no monumento japonês. “Em 1953, Masatsuki Hori, com seu caminhão, levou a pedra. Hoje, vemos as mudanças que aconteceram durante décadas. Ao Poder Público, cabe zelar pelo bem, cumprindo a sua função”, destacou Julio Zacarin.



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2017   site: an|design