Imunização contra raiva tem início na cidade na próxima semana
Monte Alto Agora
Clube FM03/08/2016 - 10:52

A Vigilância Sanitária e Epidemiológica divulgou, na manhã desta quarta-feira, 3, o calendário de vacinação antirrábica em cães e gatos nos bairros urbanos de Monte Alto. As equipes de Saúde terminam as visitas nos bairros rurais do município, incluindo o distrito de Aparecida do Monte Alto e o povoado de Ibiitrama, nesta sexta-feira, 5. E já na segunda-feira, 8, os profissioanis começam a imunizar os animais a partir das 8h30, na praça São Benedito.

O munícipe deve ficar atento aos dias e horários de vacinação no seu bairro, que termina ao final da primeira quinzena de setembro. Confira, abaixo, informações sobre os dias, locais e horários da vacinação.

A doença
A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso (cérebro, medula espinhal e nervos) dos animais mamíferos.

O vírus é temporariamente eliminado principalmente pela saliva do animal doente e, geralmente, é transmitido quando o animal infectado morde, arranha profundamente ou lambe a pele lesionada de um outro animal ou pessoa.

Depois do início dos sintomas, os mamíferos normalmente adoecem e morrem, em média, em 10 dias.

Sintomas
Os sintomas da raiva podem demorar a aparecer. O período de incubação do vírus dura de semanas a meses, dependendo do local que foi inoculado (local da mordida), mas após atingir o sistema nervoso do animal, este pode apresentar os seguintes sinais de forma progressiva e rápida:
- Mudança brusca de comportamento (inquietação, andar sem rumo, agressividade, isolamento);
- Cães e gatos apresentam “tiques” como se estivessem mordendo o ar; 
Em cães doentes, o latido torna-se diferente, parecendo que o animal esta rouco;
- Dificuldade para engolir;
- Fotofobia (aversão à luz);
- Mudança nos hábitos alimentares;
- Paralisia das patas traseiras.

 



Monte Alto Agora
Compartilhe
Share
Monte Alto Agora



Voltar
Monte Alto Agora
Monte Alto AgoraComente esta notícia
Seu Nome: Seu e-mail (opcional):
Comentário:  
Enviar dadosCarregando
Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

Nenhum comentário para esta notícia ainda. Seja o primeiro a comentar!
Últimas notícias


Monte Alto Agora  Tel.: (16) 3241-3959/ 9994-1303 Monte Alto Agora contato@montealtoagora.com.br Siga Monte Alto Agora no TwitterVeja nossa página o Facebook Página inicial | Quem somos | Anuncie | Contato
É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização escrita DOS ADMINISTRADORES DO PORTAL DE NOTÍCIAS Monte Alto Agora © 2017   site: an|design